Neste sábado (18), das 8h30 às 14h30, a Prefeitura de Belo Horizonte fará audiência pública sobre o Move Amazonas para a apresentação do projeto e escuta da população, garantindo transparência e a participação popular nas decisões sobre a mobilidade dos belo-horizontinos. A reunião será aberta à comunidade no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), na Avenida Amazonas, 5.253, Bairro Nova Suíssa. O local tem capacidade para 230 participantes e os interessados devem se inscrever por este formulário até 14h desta sexta-feira (17).
A Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) destaca que a Avenida Amazonas é um importante corredor do transporte coletivo da cidade, que recebe grande volume de ônibus, atendendo muitos passageiros. O Move trará melhorias nesses deslocamentos.
O evento contará com a participação de representantes da PBH, do cConsórcio responsável pelo desenvolvimento dos estudos), da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Câmara Municipal e Cefet.
O Move Amazonas está previsto para entrar em operação em 2030 e o projeto está em fase de desenvolvimento, com estudos técnicos e projetos de infraestrutura em andamento, incluindo faixas exclusivas para ônibus, novas estações e melhorias urbanísticas.
A iniciativa tem como eixo principal a Avenida Amazonas, uma das mais importantes da cidade, e busca oferecer solução estruturada de transporte público coletivo para o Vetor Oeste de BH, Barreiro e para a região metropolitana, com destaque para Contagem (Distrito Industrial).