O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou com uma ação civil pública contra o Estado e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER) para exigir medidas urgentes contra atropelamentos de animais e riscos à segurança nas rodovias MG-010 e MG-424, na Grande BH.
Segundo dados do MP, as duas vias concentraram 43,7% dos registros de animais mortos na região em 2024, com 52 ocorrências. O órgão apontou a falta de estruturas como cercas, passagens de fauna e monitoramento para prevenir acidentes.
A ação, proposta pelos promotores Daniel Batista Mendes (Meio Ambiente de BH) e Luciana Imaculada de Paula (Coordenadoria de Defesa dos Animais), pede que a Justiça obrigue o Estado e o DER a implementarem planos de resgate, monitoramento e proteção da fauna. O MP destacou que as chamadas para recolher animais soltos nas rodovias são frequentes, expondo usuários a riscos.
Antes da ação judicial, o MPMG tentou um acordo para a criação de um plano de gestão, incluindo resgate, guarda provisória e identificação de tutores, mas a proposta foi rejeitada. O Governo de Minas não se pronunciou sobre o assunto.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.