O Governo de Minas publicou neste sábado (15), o edital de concessão do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Serão contemplados 124 quilômetros das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, além de implantação de serviços aos usuários.
Ao longo do período de contrato de concessão, serão investidos cerca de R$ 5 bilhões para garantir que essas rodovias tenham infraestrutura segura e no mais alto padrão de qualidade.
Entre as principais melhorias estão as obras de ampliação de capacidade ao longo de todo o trecho. O destaque está para a construção de três novos contornos viários, já em pista dupla, nas cidades de Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos, para desafogar o trânsito dentro destes municípios.
Ainda serão executados 44 quilômetros de novas pistas, entre duplicações, terceiras faixas e vias marginais, além de inclusão de acostamento em todo o trecho, transformando o corredor em uma moderna via expressa, que vai elevar o patamar de desenvolvimento de toda a região.
Pedágio entre BH e o Aeroporto de Confins
O avanço do projeto acionou um “sinal de alerta” na população por conta da cobrança de pedágio com a concessão. O trecho da MG-10 entre Belo Horizonte e o Aeroporto Internacional de Confins terá seis praças de pedágio, com tarifas estimadas de R$ 18,36 para ida e volta, o que impacta milhares de pessoas que usam a rodovia diretamente, principalmente em cidades como Santa Luzia, Vespasiano e Lagoa Santa.
Os pedágios serão no modelo free flow (sem cancela), instalados nas divisas dos municípios, evitando cobranças para deslocamentos internos. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) afirmou que estuda formas de reduzir o valor das tarifas.
A Câmara Municipal de BH marcou uma audiência pública para o dia 20 de março para discutir a medida. Estarão presentes vereadores da capital, de 13 cidades da região metropolitana e representantes do Governo de Minas.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) diz que irá realizar estudos para reduzir o valor do pedágio.
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