A Prefeitura Municipal de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, proibiu a execução de músicas do estilo funk em escolas da rede pública municipal. A determinação foi publicada em decreto, na última segunda-feira (6), no Diário Oficial do Município.
A partir da publicação do Decreto nº 5.905/2025, foi oficializada a proibição de todas as músicas do gênero funk em eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação da cidade.
A proibição se estende a locais públicos destinados a crianças e adolescentes, como parques, interiores e matinês de carnaval. O decreto veta músicas com letras que façam apologia ao crime, uso de drogas, tabaco ou linguagem obscena, além de conteúdo pornográfico, que incite à violência ou ofenda religiões.
Prefeito de cidade em Minas disse que medida foi para ‘cortar pela raiz’
O prefeito Felipe Carielo (PSD), disse que a medida era necessária para que os alunos não sejam acostumados a consumir conteúdo impróprio para a idade. “Percebi nessas minhas visitas às escolas que tem músicas do estilo funk. Os professores, diretores, têm uma certa preocupação com relação às músicas e as letras que são tocadas. Mas algumas músicas de duplo sentido estavam sim sendo tocadas. É uma música que não deveria passar nem perto da escola e ela estava sendo tocada no ambiente escolar. Por isso a gente resolveu ‘cortar pela raiz’ e não permitir que o funk tocasse em escolas”, disse em entrevista à EPTV.
A fiscalização do cumprimento do decreto será realizada pela Secretaria Municipal de Educação. A medida prevê que diretores, supervisores e professores das escolas municipais devem reportar o descumprimento das normas.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.