
Prefeitos de diversas cidades da região centro-oeste se reuniram, na semana passada, em Itaúna, para apoiar a candidatura do prefeito de Patos de Minas, Luiz Eduardo Falcão, à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM) para o triênio de 2025 a 2028.
Estiveram presentes, além do candidato, os prefeitos Renilton Coelho (Mateus Leme), Ted Saliba (Juatuba), Inácio Franco (Pará de Minas), Marconi Marques (Bonfim), Adair Lemos (Rio Manso), André Luiz (Pequi), Wesley Pitt (Conceição do Pará), Célio Azevedo (Carmópolis), Lucas Vieira Lopes (Iguatama), Julliano Lima (Perdigão), Zezinho (Cláudio), Gumercindo (Onça do Pitangui), Wesley Diniz (Piracema), Fábio Alves (Igaratinga), Erick Assis (Oliveira) e Geraldo Magela (Araújos). O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, não pôde comparecer, mas manifestou seu apoio ao grupo.
No encontro, foi debatido alterações no estatuto da entidade que atualmente permite a candidatura de ex-prefeitos à presidência. Isso permite que o atual presidente, Dr. Marcos Vinicius, ex-prefeito e atual secretário municipal de Gestão em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, dispute a reeleição.
Com a proximidade do pleito, marcado para o dia 1º de abril, o movimento para consolidar uma chapa de oposição está ganhando apoio em várias regiões do Estado e, no centro-oeste tem a articulação de Gustavo Mitre. Além da eleição da AMM, o encontro serviu para formar um grupo com representatividade para levar as demandas e aumentar as chances de atendimento pelos governos estadual e federal.
Luís Eduardo Falcão (Novo) defendeu a alteração do estatuto da AMM para impedir que ex-prefeitos concorram à presidência. Segundo ele, a medida evitaria a instrumentalização da associação. Ele defende ainda mais transparência na contas e a participação efetiva da diretoria e dos afiliados em uma gestão mais unida e fortalecida.