O primeiro voo com deportados dos Estados Unidos desde o início do segundo mandato de Donald Trump está previsto para pousar na noite desta sexta-feira (24) no Aeroporto Internacional de Confins, na Grande BH. Até o momento, não há informações precisas sobre se os deportados foram presos durante a gestão do republicano, que assumiu a presidência na última segunda-feira (20) ou sob o mandato de Joe Biden.
De acordo com fontes extraoficiais da agência AFP, o voo transportará 158 deportados. No entanto, o número oficial de passageiros não foi divulgado. A previsão é de que o avião chegue a Confins por volta das 20h. A Polícia Federal (PF) afirmou que “todos os aeroportos internacionais podem receber voos com deportados” e confirmou que estará encarregada de receber os passageiros.
Essa deportação ocorre em um contexto de endurecimento das políticas de imigração nos Estados Unidos, reforçadas por Trump ao assumir seu segundo mandato. Nos primeiros dias dessa nova gestão, as autoridades norte-americanas relataram a prisão de 538 pessoas classificadas como “imigrantes ilegais” e a deportação de “centenas”, segundo a secretária de imprensa da Casa Branca.
Desde sua campanha eleitoral, Trump destacou a repressão à imigração ilegal como uma de suas prioridades. O presidente deu início a seu novo mandato com medidas como decretos de “emergência nacional” na fronteira sul, o envio de tropas adicionais para a região e promessas de deportar “milhões e milhões de estrangeiros criminosos”.