A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, em primeiro turno nesta terça-feira (1º), um projeto de lei que obriga a instalação de pontos de táxi em locais de eventos com capacidade para mais de 5 mil pessoas na capital. A proposta recebeu 38 votos favoráveis, nenhum contrário e duas abstenções.
Caso seja confirmada em segundo turno e sancionada pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), a lei exigirá que arenas, estádios e espaços similares definam áreas específicas para embarque e desembarque de passageiros. Os pontos deverão estar próximos às entradas dos eventos, em locais de fácil acesso e seguros para usuários e veículos. Se não houver espaço em vias públicas, o estabelecimento precisará disponibilizar áreas internas adequadas.
De autoria do presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), o texto prevê que o cumprimento das regras será fiscalizado pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) e pela Guarda Municipal. A medida busca facilitar o deslocamento do público após eventos de grande porte, como shows e partidas de futebol.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.