O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou, na noite deste domingo (6), os resultados das eleições para a Câmara Municipal de Belo Horizonte em 2024. Entre os cinco candidatos mais votados, quatro são mulheres.
O vereador mais votado foi Pablo Almeida (PL), com 39.960 votos. As quatro mulheres que aparecem na sequência são: Professora Marli (PP), com 23.773 votos; Iza Lourença (PSOL), com 21.485; Fernanda Pereira Altoé (Novo), com 18.682; e Marcela Trópia (Novo), com 17.878 votos. Todas foram reeleitas.
Com esses resultados, o número de mulheres na Câmara Municipal passa de 10 para 12. Três novas vereadoras assumirão o cargo: Luiza Dulci (PT), Juhlia Santos (PSOL) e Doutora Michelly Siqueira (PRD). A única mulher que tentou a reeleição e não conseguiu foi Professora Nara (Rede).
Breve perfil das cinco vereadoras mais votadas:
- Professora Marli (PP): Pedagoga e educadora há mais de 45 anos, ela atua em pautas ligadas a doenças raras e inclusão de pessoas com deficiência.
- Iza Lourença (PSOL): Graduada em Comunicação Social e metroviária, sua atuação é focada em juventude, feminismo, antirracismo e diversidade.
- Fernanda Pereira Altoé (Novo): Advogada e ex-assessora no TJMG, suas principais bandeiras são urbanismo, mobilidade e saúde primária.
- Marcela Trópia (Novo): Especialista em políticas públicas, defende temas como empreendedorismo, educação e inovação na mobilidade urbana.