O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) optou por interromper suas atividades em Santa Catarina e Rondônia, atendendo à orientação médica de um mês de repouso total. A informação foi compartilhada por ele em suas redes sociais na quarta-feira (2), após uma consulta de emergência.
Com 70 anos, Bolsonaro tem enfrentado episódios recorrentes de vômito e soluços, o que tem dificultado sua comunicação. Um comunicado assinado pelos médicos Claudio Biroloni e Leandro Echenique confirmou que o ex-presidente ficará em recuperação em casa para garantir uma recuperação completa de sua saúde.
No mês anterior, ele foi diagnosticado com pneumonia após passar mal durante compromissos políticos em Goiás. Apesar desse quadro, ele participou de um evento na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (29), organizado pelo pastor Silas Malafaia, que contou com a presença de cerca de 12,4 mil pessoas, conforme dados da Universidade de São Paulo. Antes desse evento, ele também cumpriu uma agenda em Belo Horizonte.
Em abril, Bolsonaro se submeteu a uma cirurgia de 12 horas para tratar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, resultado de intervenções cirúrgicas realizadas desde o atentado que sofreu em 2018. Ele ficou internado por duas semanas no Hospital DF Star, e sua equipe médica recomendou que ele se afastasse de atividades públicas e partidárias neste momento.