A massa de ar polar que está se deslocando do oceano para a região Sudeste ainda não impactou Belo Horizonte. Para hoje, a previsão do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, indica um calor intenso de 31°C, com mínima em torno de 14°C. No fim de semana, as temperaturas podem subir ainda mais, com máximas chegando a 32°C no sábado e no domingo.
Os efeitos da frente fria devem começar a ser sentidos na segunda-feira (16), quando a temperatura máxima pode cair para cerca de 26°C.
A umidade relativa do ar em Belo Horizonte está melhorando em comparação aos dias anteriores, quando o índice caiu para 15% ou menos. Hoje, o Inmet prevê uma umidade relativa entre 25% e 30%.
Nesta sexta-feira (23), a onda de calor continua a afetar o Triângulo Mineiro, Sul e Zona da Mata, mantendo as temperaturas pelo menos 5°C acima da média por vários dias seguidos.
Com a baixa umidade em praticamente todo o estado, a Defesa Civil recomenda:
- Reforçar a hidratação, especialmente de crianças, idosos e animais de estimação.
- Usar creme hidratante para a pele.
- Evitar banhos muito quentes.
- Manter o ambiente arejado e umidificado, usando aparelhos ou panos molhados.
- Evitar a exposição ao sol entre 10h e 17h e usar protetor solar.
- Optar por alimentos leves e ricos em água, como frutas e verduras.
- Procurar atendimento médico em caso de agravamento de sintomas respiratórios ou mal-estar.
- Em caso de incêndio, contate imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou a Polícia Militar (190).
Emissão de alertas:
Moradores de Belo Horizonte podem receber alertas sobre chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH.
Também é possível acompanhar os alertas e recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, envie um SMS com o CEP da sua rua para o número 40199 e você receberá uma mensagem de confirmação. O serviço é gratuito.
Os alertas estão disponíveis ainda nas redes sociais, incluindo Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram: defesacivilb.