O Brasil se prepara para enfrentar uma nova onda de calor nos próximos dias, com previsão de temperaturas superiores a 40 °C em diversas regiões. Segundo a Climatempo, o fenômeno deve atingir seu ponto mais intenso entre 18 e 22 de setembro, configurando a sexta onda de calor registrada em 2025.
De acordo com os meteorologistas, esse tipo de evento ocorre quando as temperaturas permanecem, por pelo menos cinco dias consecutivos, 5 °C acima da média histórica. A nova onda acontece na reta final do inverno, pouco antes do início da primavera, previsto para 22 de setembro, às 15h19 (horário de Brasília).
Até agora, a maior temperatura do ano foi registrada em São Miguel do Araguaia (GO), onde os termômetros marcaram 42,9 °C. Com a intensificação do calor, cidades das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste devem voltar a registrar máximas acima dos 40 °C. No Sudeste, os efeitos também serão sentidos em São Paulo, na capital, na região metropolitana e no interior, além de diversas áreas de Minas Gerais, como o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste, Norte e parte da Região Central. O norte do Paraná também deve ser impactado.
Especialistas explicam que o fenômeno é favorecido pelo aumento da insolação e pela ausência de massas de ar frio sobre o interior do país. A presença de uma massa de ar quente e seca, associada ao padrão de circulação atmosférica característico do período de transição entre inverno e primavera, deve intensificar as altas temperaturas nos próximos dias.