A região metropolitana de Belo Horizonte registrou um volume significativo de chuvas entre a noite de domingo e a manhã desta segunda-feira (24). Segundo a Defesa Civil, a região Noroeste teve 33,6 milímetros de precipitação, correspondendo a 17% do total esperado para todo o mês de março em apenas 12 horas. A região Oeste aparece em seguida, com 28,4 milímetros, o equivalente a 14,4% da média mensal. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o dia será de céu nublado, com possibilidade de pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento, principalmente à tarde e à noite.
A temperatura mínima registrada foi de 19°C, e a máxima pode chegar a 29°C. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 90%. A tendência é que as condições se mantenham ao longo da semana, com previsão de chuvas em todas as regiões de Minas Gerais. No Norte e no Vale do Jequitinhonha, a intensidade das precipitações deve ser menor, e as temperaturas podem alcançar 37°C em algumas cidades.
O acumulado de chuvas em março mostra que a região Oeste lidera o volume total do mês, com 153,4 milímetros, correspondendo a 77,7% da média histórica de 197,5 milímetros. A região Noroeste acumula 123,4 milímetros, o equivalente a 62,5% da média do período. O Barreiro registra 103,7 milímetros (52,5%), enquanto a Pampulha e Venda Nova apresentam volumes de 76,8 e 82,6 milímetros, respectivamente.
Com o início do outono no último dia 20, a tendência climática para Minas Gerais é de redução na frequência das chuvas, que passam a ocorrer de forma mais isolada até a chegada do inverno. No entanto, o Inmet alerta que o período entre abril e junho deve ter menos precipitações do que o esperado e temperaturas mais elevadas.