O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) protocolou uma ação civil visando barrar a realização de um show do cantor Leonardo, previsto para o dia 21 de setembro em Teresópolis (RJ), cidade que enfrenta sérios problemas financeiros.
Conforme indicado pelo MP, a prefeitura local assinou um contrato de R$ 800 mil para o evento logo após declarar estado de calamidade financeira. O órgão ressalta que a cidade acumula uma dívida de aproximadamente R$ 700 milhões, além de estar com salários, verbas rescisórias e repasses a hospitais conveniados ao SUS em atraso.
“O nosso intuito não é impedir a realização de eventos culturais, mas sim evitar gastos exorbitantes enquanto serviços essenciais permanecem sem assistência”, declarou o promotor de Justiça, Rafael Luiz Lemos de Sousa, em um comunicado do MPRJ.
A ação judicial destaca que Teresópolis recentemente admitiu sua condição de calamidade financeira. Se a solicitação for aceita, a prefeitura terá um prazo de 24 horas para apresentar e justificar todas as despesas relacionadas ao show.