Por Oliveira Lima
A última rodada do Mineiro fase classificatória acontece neste sábado, com todo os jogos às 16;30h e somente o Cruzeiro depende de si para ser o 1º colocado geral e por consequência nem precisar ganhar mais para ser campeão mineiro da temporada. Bastaria não perder ou até mesmo empatar todos os jogos. O time do Larcamón lidera o grupo A com 16 pontos e hoje é o melhor geral. É só confirmar a posição, vencendo o Uberlândia em casa. chegaria à 19 pontos, Tombense ou América só podem fazer 18.
Outra situação é empatar com o Uberlândia, indo à 17 pontos, mas aí será precisa dar empate no jogo entre América e Tombense, com os ficando então com 16 pontos. Pode até mesmo perder para o Uberlândia,, que mesmo assim se classifica em 1º geral,, desde que dê também empate no jogo América x Tomense, com ambos indo à 16, iguais ao Cruzeiro nos pontos. O Cruzeiro ficaria na frente pelo número de vitórias: 5 contra 4 de América e Tombense.
A matemática favorece demais ao Cruzeiro e o futebol também. Cruzeiro é melhor em todos os sentidos, que o Uberlândia, que começou muito mal, embora tenha reagido à tempo de não cair ao “Triangular da Morte” e sonhar com a Taça Inconfidência, já que para se classificar é praticamente impossível. E o jogo ainda é no Mineirão, com muita gente, pois o cruzeirense abraçou o time de vez.
Confirmando a primeira colocação o Cruzeiro jogará com vantagens dos empates nos pontos ganhos e também no saldo de gols, tanto nas semifinais quanto nas finais. Na prática é assim: empatar os jogos ou vencer um e perder outro, mas o da vitória o faça com melhor saldo de gols que da derrota. Claro que se ganhar os dois jogos ou ganhar um e empatar outro, serve.
E quem seriam os adversários na reta final? Sendo 1º do seu grupo, automaticamente o Tombense(não importa o placar do seu jogo contra o América) se classifica na condição de melhor 2º colocado geral, que na prática ocupa a 4ª colocação para efeito de composição das semifinais. Então seria Cruzeiro x Tombense nas semis e se passar Cruzeiro pega na final o vencedor do confronto entre América x Atlético, com vantagem do regulamento para o América
E para ser campeão mineiro, depois de 4 anos e evitar mais um “pentacampeonato” do Atlético, basta ao Cruzeiro, na reta final, não tomar gol, para levantar a taça, o que não acontece desde 2019, quando se sagrou bicampeão do Estado de Minas Gerais.