O Ministério Público informou nesta segunda (4) o banimento por 2 anos das organizadas Máfia Azul, do Cruzeiro, e Galoucura, do Atlético, dos estádios de BH e de todo o país. Essa medida foi tomada após um confronto entre as torcidas na região do Barreiro, em BH, que resultou na morte de uma pessoa.
A recomendação do MPMG precisa ser ratificada pela Federação Mineira de Futebol (FMF) para que o banimento entre em vigor. Com essa medida, os torcedores ficam proibidos de frequentar os estádios com roupas e outros objetos que façam alusão às torcidas organizadas durante os dias de jogos, respeitando um raio de cinco mil metros.
A Máfia Azul, que já estava banida até março de 2026 devido a brigas anteriores, agora ficará excluída dos estádios até 15 de março de 2028. Por sua vez, a Galoucura, que havia retornado recentemente de um banimento, permanecerá barrada até 4 de março de 2026.
Em comunicado, o MPMG detalhou o banimento temporário: “A proibição consistirá no uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou seus arredores durante os dias de jogos”. Essa medida visa conter a violência nos estádios e proteger a integridade física dos torcedores e da população em geral.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.