Por Oliveira Lima
Como o sétimo cabeça-de-chave para o sorteio de grupos da Copa Sul-Americana, Cruzeiro conheceu seus adversários no sorteio desta 2ª feira em Luque, na Grande-Assunpção do Paraguai. Assim como na Libertadores, a Sul-Americana também não teve grupo da morte. Time do Larcamón ficou no grupo B, e seus adversários têm características bem particulares.
A primeira delas é sempre assustadora: a altitude. Universidade Católica de Quito, no Equador, joga com os 2.850 metros acima do mar à seu favor. É um time acostumado com a competição. Union La Calera do Chile tem gramado sintético e a última equipe sorteada foi o desconhecido Alianza Petrolera, time colombiano, da cidade de Barrrancabermeja, mas que manda seus jogos para o El Campin, na capital Bogotá.
O mundo do futebol conhece bem o La Calera e a Católica de Quito, mas poucos sabem quem é o Alianza Petrolera. Novato, tem apenas 32 anos, Detalhe curioso é que em janeiro deste ano foi extinto, após trocar de sede indo para Valledupar, outro estado colombiano. O motivo foi a questão de apoio financeiro, sendo obrigado a trocar de nome: retirado a designação “Petrolera”, ficou oficialmente Alianza Futebol Clube. Mas todo mundo, até mesmo a Conmebol o chama de Alianza Petrolera. Ainda com o nome antigo se classificou à Copa Sul-americana, como 8º colocado do Campeonato Nacional na última temporada. Assim é a Copa Sul-Americana; de times campeões da Copa Libertadores à times totalmente desconhecidos.