Por Oliveira Lima
2021 Cuca se tornou o mais importantes treinador da história do Clube Atlético Mineiro. Acabara de ganhar “A Tríplice Coroa”, conquistando o Brasileiro, Copa do Brasil e o Mineiro. Oito antes comandou a maior conquista do Galo: A Copa Libertadores. Saiu Cuca e o time foi dirigido por vários treinadores, sem sucesso, até mesmo Cuca. E o pior; cada treinador com uma maneira diferente de ver futebol.
Turco era diferente de Cuca, Coudet diferente de Turco, Felipão diferente de todo mundo. Enfim time do Galo não teve identidade até agora durante este processo de 2021ate hoje. Imagine a cabeça dos jogadores, tendo que e assimilar a ideia de cada treinador. Mas isto é praxe na quase totalidade dos times brasileiros. E certamente nada vai dar certo, pois não há sequência de trabalho. No Brasil a média de um técnico durar no comando de um time é de 25 jogos, ou seja: quatro meses.
E o que dizer da relação Felipão/Milito? Nada haver! Aliás tudo ao contrário. Os pensamentos são totalmente opostos. É como correlacionar Felipão com Guardiola. É isto que vai acontecer agora, com a saída de Luís Felipe Scolari. Gabriel Milito deve ser o próximo treinador atleticano. Argentino de 43 anos, nasceu em 07 de setembro de 1980 em Bernal foi jogador até 2012, jogando na Argentina pelas camisas de Estudiantes, Independiente. Na Espanha pelo Zaragoza e em 4 anos defendeu o Barcelona de Guardiola ,antes de encerrar a carreira um ano depois no Independiente. Ganhou tudo com Pepe Guardiola.
Como treinador, tem somente 8 anos de atividade: Estudiantes, Independiente duas vezes e por último o Argentino Jrs, onde ficou mais tempo: de 2021 a 2023, no seu melhor trabalho, levando a equipe que revelou Maradona, a se classificar para a atual Copa Libertadores. Saiu de lá em agosto do ano passado, cortando o contrato alegando cansaço. Ainda não tem títulos.
Estava negociando a sua volta ao futebol, para a LAU do Chile, mas pausou as tratativas assim que Felipão foi demitido. Encerrou a conversa com o time chileno assim que recebeu o primeiro contato com os dirigentes atleticanos. O que mais chama atenção é que Gabriel Milito é um treinador com as mesmas ideias de Guardiola,o técnico-modelo do mundo atual. Tem nada haver com os últimos técnicos atleticanos, mas tem a melhor ideia, a mais moderna possível, por ser um Guardiolista.E para isto dar certo o projeto tem que ser de médio à longo prazo.