O Google descumpriu um acordo que obriga a empresa a pagar aos meios de comunicação pela utilização de seus conteúdos na internet
Nesta quarta-feira (20), o Google foi multado pela Autoridade da Concorrência Francesa em 250 milhões de euros (R$ 1,35 bilhão) por descumprir um acordo que obriga a empresa a pagar aos meios de comunicação pela utilização de seus conteúdos na internet.
Na decisão, o órgão francês critica a “falta de transparência” da empresa de tecnologia, que não cumpriu diversos compromissos assumidos em junho de 2022 no que diz respeito aos direitos de imprensa definidos.
Ainda de acordo com a nota da agência, a empresa de tecnologia agiu de ‘má fé’ com as editoras de imprensa para avaliar a remuneração com base nos direitos: “O Google falhou no seu compromisso de cooperação com o agente, ao não partilhar com ele toda a informação necessária”.
O conflito entre o Google e a imprensa francesa diz respeito aos direitos que a big tech deve pagar pelos conteúdos de imprensa – artigos, fotos, vídeos, infográficos – que aparecem nas páginas de resultados durante as pesquisas feitas por internautas.
Em nota, o Google afirmou que “a multa não é proporcional às questões levantadas pela autoridade francesa da concorrência”.
“Assumimos um compromisso porque é hora de virar a página e, como provam os nossos muitos acordos com as editoras, desejamos (…) trabalhar de forma construtiva com as editoras francesas”, concluiu a big tech em um comunicado.
O post França multa Google em 250 milhões de euros por não pagar pela utilização de conteúdos na internet apareceu primeiro em Portal AMIRT.