Por Oliveira Lima
Pela primeira fez na história dos Campeonatos Estaduais, pelo menos nos grandes centros, o números de clássicos nas finais é menor que o confronto de um grande contra “pequeno”. Se o Palmeiras confirmar seu favoritismo nesta 5ª feira diante do Novorizontino, apenas Minas e São Paulo terão clássicos nas finais, algo bastante inédito. Os centros principais do Brasil são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. E como no Rio e São Paulo são quatro os times principais, matematicamente, eles perderam para os pequenos. E se o Palmeiras for eliminado, ficará mais latente esta queda.
Até agora, nos maiores centros, somente está confirmado o clássico de Minas entre Cruzeiro x Atlético. Palmeiras passando, fará a final paulista contra o Santos. Caso contrário, somente o clássico mineiro existirá. E isto é muito pouco. O grande drama é o Rio de Janeiro, que historicamente a final é um clássico, pois são 4 times grandes e disparadamente melhor que qualquer pequeno do Estado. Como é de praxe uma semifinal com esses grandes, já causou estranheza o Botafogo nem chegar e depois o Vasco caiu para o Nova Iguaçu. Em São Paulo o desastre foi o Corinthians, que nem nas quartas-de-finais chegou e o São Paulo caiu nas semis. E lá no Sul, o Internacional não chega à final pelo terceiro ano seguido. Ainda no Sul, o Coritiba ficou pelo caminho.
Assim, fazendo as contas, vexames de Corinthians, São Paulo, Botafogo, Vasco, Internacional e Coritiba pois o Fluminense foi eliminado pelo Flamengo. Vamos esperar agora pelo Palmeiras. E nos outros centros, outros vexames. No goiano, o Goiás também não chegou e em Santa Catarina, Avaí caiu para o Brusque e também não chegou. Nestes centros médios, clássicos no Ceará, Bahia e Pernambuco.
Fazendo as contas, dos 10 principais Campeonatos Estaduais pelo Brasil, em 4 ou 5, teremos final com clássico(depende do Palmeiras nesta 5ª feira). E dos 5 mais importantes em 1 ou 2, uma final entre os grandes(também depende do Palmeiras). Pode ser que Cruzeiro x Atlético seja o único grande clássico. Mesmo que o Palmeiras conquiste a vaga, os clássicos perderam para os confrontos grandes x pequenos. Por essa ninguém esperava!