CLUBE DOS CINCO
O clássico Clube dos Cinco abre a lista de hoje. É meio difícil falar sobre adolescência e juventude em filmes e não citar esse que foi um dos pioneiros do gênero. Nele podemos acompanhar cinco adolescentes que após cometerem algumas infrações, ficam de castigo no colégio durante um dia inteiro de sábado, sendo obrigados a escrever uma redação de mil palavras contando sobre o que eles pensam de si mesmos. Os cinco são completamente diferentes tanto em personalidade, quanto em estilo e jeito de pensar. No início da detenção há certo estranhamento entre eles com uns zombando de outros e outras atitudes típicas de adolescentes. Mas à medida que o tempo vai passando eles começam a conversar e passam a se conhecer melhor. O que eles não imaginavam e acabam descobrindo é que mesmo cada um fazendo parte de um grupo social diferente, eles possuem bastante coisas em comum.
EU NÃO FAÇO A MENOR IDEIA DO QUE EU TÔ FAZENDO COM A MINHA VIDA
Se tem uma frase que a gente sempre diz quando estamos nos nossos 20 e poucos anos é a frase “Eu não faço a menor ideia do que eu tô fazendo com a minha vida”. E esse é o nome do próximo filme dessa lista. O longa conta a história de Clara, uma universitária que está cursando medicina. Porém essa nunca foi a vontade da jovem, e ela só começou a faculdade por pressão de sua família, que sempre quis que ela fosse médica. Desanimada com os estudos e com a vida, ela começa a matar aula na parte da manhã e durante essas aventuras ela conhece um rapaz. Ele incentiva Clara a experimentar diversas atividades com o objetivo de descobrir qual sua vocação, e ela entra de cabeça nessa ideia, testando um pouco de tudo para tentar descobrir o que ela de fato ama fazer.
LADY BIRD: A HORA DE VOAR
Em Lady Bird: A Hora de Voar podemos observar a jovem determinada Christine, que insiste em ser chamada de Lady Bird. Christine é ambiciosa e tem uma personalidade forte, que muitas vezes se choca com a personalidade dura e controladora de sua mãe. Ela está no último ano do ensino médio e passa por diversos conflitos internos e externos, lidando com eles da maneira menos madura possível, assim como é de se esperar de qualquer jovem nessa idade. Tudo o que ela mais quer é cursar a faculdade longe de Sacramento, sua cidade natal, e essa é uma ideia sua mãe não apoia. Ao longo do filme os diversos conflitos que Lady Bird enfrenta ficam evidentes: suas obrigações na escola, a pressão para entrar em uma faculdade boa, o primeiro relacionamento amoroso, além é claro de seus inúmeros desentendimentos com a mãe. Em meio aos seus erros, decisões questionáveis e sua busca por liberdade, Christine começa a descobrir quem ela é e acompanhar o amadurecimento dessa personagem é uma experiência muito divertida.
ON MY BLOCK
A série On My Block gira em torno de Monse, Cesar, Ruby e Jamal, quatro amigos que vivem em um bairro marginalizado de Los Angeles e enfrentam juntos o ensino médio. Crescer no local onde eles vivem não é fácil, pois o bairro é repleto de gangues e de violência, mas eles estão acostumados e sabem lidar com isso. Eles evitam ao máximo comprometer a integridade do grupo, mas considerando a fase em que se encontram já dá para imaginar que essa não é uma tarefa fácil. Com todas as mudanças corporais, relacionamentos, amores e desamores e inúmeras decisões erradas, a amizade deles é testada passando por altos e baixos. A série aborda também questões sociais relevantes como deportação e envolvimento com gangues, e traz um olhar divertido sobre o cotidiano desse grupo de amigos.
O post Sessão pipoca indica produções que celebram a juventude apareceu primeiro em Portal AMIRT.