Por Oliveira Lima
Neste próximo domingo, às 15:30h, no Mineirão, Cruzeiro e Atlético irão decidir o título de campeão mineiro de 2024. Para o Cruzeiro, caso empate ou ganhe, será a primeira premiação do trabalho de reconstrução implantado pela SAF comandada por Ronaldo Fenômeno. Pode ser campeão depois de 4 anos, pois foi bicampeão em 2018 /19, antes da derrocada sofrida em meados daquele ano. Para o Galo, que precisa vencer, será a conquista o pentacampeonato.
Mas antes da grande final de domingo, ambos viajarão `para iniciarem suas participações na Libertadores, o Galo, e Sul-Americana, o Cruzeiro. E são as mais complicadas viagens dos times brasileiros nas competições da Conmebol. Cruzeiro vai à Quito no Equador e o Atlético à Caracas, na Venezuela, ambas as cidades no norte da América do Sul, e com logísticas complicadas.
A logística que o Galo terá que cumprir é a mais difícil de todas nestas competições da Conmebol, seguida da do Cruzeiro. A do time celeste ainda tem o componente da altitude de Quito, com seus 2,820 metros. Cruzeiro ainda vai enfrentar um time bom, a Universidade Católica de Quito, hoje o terceiro melhor time do País, atrás da LDU e do Barcelona de Guayaquil. Já o Galo vai enfrentar um dos piores times da América, pois o Caracas é apenas o 10º colocado do Campeonato Venezuelano, beirando o rebaixamento.
Sendo assim a dupla mineira vai enfrentar grandes obstáculos; Galo a logística para chegar à Caracas e o Cruzeiro além da distância, tem ainda a altitude de Quito. E olhando para a grande final de domingo, podem até mesmo poupar seus times no começo da Libertadores e Sul-americana. Vale muito o título mineiro deste ano: Para o Cruzeiro primeiro prêmio na sua reconstrução. Para o Galo o pentacampeonato. Mas até domingo, há uma Conmebol no meio do caminho..