Por Oliveira Lima
Das onze posições de um time de futebol, duas delas não são posições. Segundo o maior filósofo do futebol brasileiro, Nenem Prancha, um ex-roupeiro, massagista, olheiro, e espetacular técnico de futebol dos anos 50/60, goleiro e centroavante não são posições, mas sim “cargos de confiança”. Os dois nunca podem errar, pois o goleiro se não tomar gol, time dele não perde. Centroavante se marcar gols, time dele não ganha. E pode-se mudar qualquer numeração, menos o 1 e o 9.
O Cruzeiro penou ano passado no Brasileirão da Série A, sendo um dos times que mais criaram chances de gols e disparadamente o que menos aproveitou aproveitou,. Gilberto chegou com fama de artilheiro e nada. Wesley foi o rei dos gols perdidos. Se tivessem aproveitado metade das chances criadas, o Cruzeiro hoje estaria jogando a Copa Libertadores e não a Sul-Americana.
Staff de Ronaldo agiu rápido este ano buscando o técnico argentino Nicolás Larcamón, que estava no México e este, já sabendo da carência de centroavante no seu novo clube, antes de desembarcar em BH ,mandou contratar seu compatriota Juan Dinenno, de 29 anos, nascido em Rosário. Começou no Racing ainda muito jovem, e rodou pela América. Escondido na Argentina, começou ganhar o mundo a partir de 2017 no Deportivo Cuenca, do Equador, marcando 21 gols em 46 jogos, estourou de vez no Barcelona de Guayquil, anotando 17 gols em 42 jogos em 2018. Seguiu pela América em 2019, jogando pelo colombiano Deportivo Cali, anotando 27 gols em 55 jogos. Vendido a peso de ouro para o Pumas do México. adversário de Nicolás Larcamón, ficou 3 anos, marcando 60 gols em 147 jogos.
Um centroavante com vocação para gols: Na carreira são (antes de chegar ao Cruzeiro) 129 gols em 339 jogos. Tem muitas assistências também, mas no Cruzeiro tem apenas uma missão; marcar gols. No Cruzeiro já fez 5 em 11 jogos, 9 como titular, a média é muito boa ,mas o principal deles foi o de empate no clássico contra o Galo, no último sábado, 30 de março. Pela frente a decisão de domingo que vem, a Sul-Americana que começa nesta próxima 5ª feira e no dia 14 de abril o campeonato Brasileiro. Não à toa Larcamón deve ter sofrido muito com ele no México, eram concorrentes, mandou Ronaldo Fenômeno, dono da SAF do Cruzeiro, contratá-lo. E convenhamos: de artilheiro, Ronaldo Fenômeno entende.