Por Oliveira Lima
Quatro dias de prazo e duas emoções importantes para o torcedor cruzeirense: nesta 5ª feira 21 hs no Estádio Olímpico de Ataualpa, Quito, no Equador, time vai iniciar a sua participação na Copa Sul-Americana, a 7ª da sua história e a primeira “internacional” dentro do seu processo de recuperação. E neste domingo, 15;30h, Mineirão em Belo Horizonte, pode conquistar seu primeiro título mineiro da sua nova era.
Adversários são a Universidad Católica e o Atlético Mineiro. Pela Sul-Americana, fase de grupos, com regulamento apertado, pois passa diretamente apenas o 1º colocado de cada grupo. O 2º vai à repescagem contra o 3º eliminado da fase de grupos da Libertadores. No grupo B, o Cruzeiro tem como adversários, além da Católica de Quito, o Union La Calera do Chile e o desconhecido Alianza Petrolera da Bolívia. Grupo bem acessível, sendo a Católica o adversário menos fraco.
O Club Deportivo Universidad Católica, é apenas o 5º time mais potente do futebol equatoriano, bem atrás da LDU, Barcelona, Del Valle e Emelec. Nunca foi campeão equatoriano, já disputou apenas três vezes a Libertadores e cinco a Sula. Grande adversário do Cruzeiro é mesmo a altitude de Quito, com seus 2.820 metros. E olhando para o elenco, Larcamón deixou dois titulares em BH. Os atacantes Dinenno, com déficit físico e Artur Gomes, excesso de carga física. São preservados para a grande decisão de domingo.
Desta maneira devem entrar atacante Papagaio e o ponta Barreal. Time titular do Cruzeiro é este: Rafael Cabral/ Willian, João Marcelo, Zé Ivaldo e Marlon/ Lucas Romero, Lucas Silva e Mateus Pereira/ Mateus Vital, Papagaio e Barreal. Se quiser mudar, as opções são; Anderson e Léo Aragão, Gasolina, Palácios, Villalba, Neris e Kaike, Filipe Machado, Cifuentes e Ramiro, Vitinho e Robert. Deve ter muita alteração no decorrer do jogo, pois além da Católica, tem a altitude.