Por Oliveira Lima
Gabriel Milito, argentino de 43 anos, nascido em 7 de setembro, em Bernal, foi um zagueiro, que teve o privilégio de jogar no time do Barcelona, comandado por ninguém menos que Pepe Guardiola por 4 anos. Virou técnico de futebol em 2015 e nestes oito anos de profissão treinou Os argentinos Estudiantes, seu primeiro trabalho, Independiente, o chileno Oh`Guings. Voltou à terra natal novamente no Estudiantes e por ultimo, nos dois anos e meio no comando do Argentino Jrs, seu mais longevo trabalho.
Convenhamos que ganhar algum título argentino com Estudiantes, Independiente e Argentino Jrs é muito difícil. Com o chileno O`Higgins então, nem se fala! A grande chance mesmo é com o 5º time da sua carreira como treinador: O Atlético Mineiro, um dos maiores times do Brasil e a América do Sul. Galo foi formado desde 2020 para ser campeão, nas mãos dos seus quatro mecenas, que acabaram comprando a SAF atleticana.
Em 2021 levou o Brasileirão, a Copa do Brasil e o Mineiro, quase conquistado também a Libertadores, ficando nas semifinais para o Palmeiras. Mas de 2022 pra hoje há uma seca de títulos importantes, levantando somente o Mineiro. Neste 2024,Galo está em quatro competições; finalíssima do Mineiro neste domingo, a Copa Libertadores já iniciada, dia 14 começa o Brasileirão e em maio o mata-mata da Copa do Brasil. São as oportunidades de Gabriel Milito conquistar seus primeiros títulos na carreira. O primeiro mesmo pode acontecer neste domingo.
.