Por oliveira Lima
Os mineiros na primeira divisão brasileira de 2024 entram em campo neste domingo, iniciando suas participações no mais difícil campeonato de clubes do mundo. São 20 clubes, um pra ser campeão, mais 5 à Copa Libertadores, 6 para a Sul-Americana e 4 que irão para a segunda divisão de 2025. São assim quatro patamares, quatro objetivos.
E onde estão os mineiros? Com a queda do América, de volta à serie B, Cruzeiro e Atlético vão defender Minas no Campeonato Nacional. E estão em patamares bem diferentes. Um briga para ser campeão mais uma vez, outro para se manter na divisão de elite. E não por mera coincidência, mas sim por realidade, desde 2019/2020 os caminhos de Cruzeiro e Atlético são separados.
Foi neste período, que os “Mecenas do Galo”, depois donos da SAF, iniciaram o projeto do “Galo Campeão”, mesmo com dívida beirando à 2 bilhões de reais. Fizeram um estádio, pagam as dívidas e já foram campeões, em 2021. O plano de hoje é ganhar pelo menos um título grande, o sonho é a Copa Libertadores ou mais um Brasileiro. Um elenco forte e um cracasso de bola chamado Hulk são as credenciais atleticanas. Ao lado do Flamengo e Palmeiras, de novo o Galo é favorito ao título.
Foi neste período de 2019, que o Cruzeiro começou o período mais trágico da sua centenária história. Literalmente falido em 2020/2021, foi salvo também por uma SAF, comandada por Ronaldo Fenômeno. Em reconstrução, a partir de 1 bilhão de dívida, há dois anos, visitou por 3 anos a série B e vai lutar mais uma vez para se manter na elite, e quem sabe sonhar com uma vaga novamente à Sul-americana. Sonho alto seria uma Pré-Libertadores.
Assim começam os mineiros na Divisão de Elite do Brasil; Galo olhando o troféu de campeão agora em 2024. Cruzeiro olhando para o ano de 2025 na 1ª divisão. São sonhos, realidades e patamares diferentes. Tudo começa neste final de semana. Tudo termina no dia 08 de dezembro, daqui há 8 meses. Como diz aquele folclórico treinador(que alias jogou e treinou os dois times): “Vamos aguardar”