Por Oliveira Lima
Embora a diretoria do Cruzeiro tenha estipulado, em janeiro deste ano, os objetivos do Cruzeiro no Brasileirão em ficar entre os 8 primeiros, sonhando com uma Pré-Libertadores, a realidade é outra. Plano da diretoria em 8º lugar é muito para a situação atual do clube. Na verdade, todos sabem que o time de Ronaldo vai mesmo brigar pela permanência na elite do futebol brasileiro, se possível sem os traumas do ano passado, quando se salvou nas últimas rodadas.
Ainda no longo e doloroso processo de reconstrução, ficar na Série A é essencial, e pra isto tem que jogar o “campeonato do contra o rebaixamento” e nada mais. A bola do Cruzeiro neste momento é só pra isto. Ele e a maioria dos disputantes da Série A. Título será disputado entre Flamengo ,Palmeiras, Atlético MG ,Internacional, Grêmio, Fluminense, Athético Paranaense. Os demais treze times primeiramente irão cumprir o básico: permanência. Hoje não dá pra cravar que até mesmo Corinthians e São Paulo seja postulantes ao título.
Geralmente os quatro que subiram da B para a A (Vitória, Criciúma, Juventude e Atlético GO) são os primeiros favoritos à descerem de volta à 2ª divisão. E olhando a classificação final do ano passado, vimos Cruzeiro, Vasco, Bahia se salvando na bacia das almas. São Paulo e Corinthians ficando na parte baixa da tabela, mesma faixa para os medianos Fortaleza e Cuiabá. Já Botafogo e Bragantino, que ficaram na parte de cima, 5º e 6º lugares, já iniciaram suas quedas de produção na reta final do campeonato passado e seguem mal neste começo de ano, nos seus estados.
Assim dos 20 times, 13 farão outro campeonato: Da permanência à Série A às vagas da Sul-Americana, ou no máximo uma Pré-Libertadores; Título brasileiro não dá nem para sonhar. Desta maneira o Cruzeiro começou bem o “seu” campeonato Brasileiro, ganhando do Botafogo, seu concorrente direto à permanência, pelo menos. Ao lado do Vasco e Fortaleza foram os que ganharam na 1ª rodada.
Assim , é este o Campeonato do Cruzeiro: Botafogo, Vasco, Corinthians, São Paulo, Bahia, Fortaleza, Bragantino, Cuiabá, Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético GO.