Por Oliveira Lima
Neste sábado, 21 horas, o Galo recebe o Cruzeiro na sua Arena, jogo válido pela 3ª rodada do campeonato brasileiro. Será o 4º confronto entre ambos na Arena MRV em apenas 5 meses e o 5º no geral, pois se enfrentaram no Mineirão na final do Campeonato Estadual. Quem fez a tabela não se atentou para esta quantidade de jogos entre ambos em tão pouco tempo.
E no jogo em si, Galo está com a obrigação de vencer seu principal rival. E por vários motivos. Primeiro porque ainda não ganhou do Cruzeiro em sua nova casa. Nos três jogos até agora, perdeu dois e empatou o último. Em 22 de outubro do ano passado, pelo Brasileirão, logo no primeiro clássico na Arena, o Galo perdeu de 1×0, com gol contra de Jemerson e viu suas chances de ser campeão Brasileiro diminuírem. Na primeira fase do Mineiro deste ano, perdeu de 2×0, gols de Zé Ivaldo e João Pedro. E na partida de ida das finais, último jogo, empatou de 2×2, com sabor de derrota, pois vencia por 2×0, com gols de Bruno Fuks (primeiro gol do Galo diante do Cruzeiro na Arena) e Hulk. Tomou o empate com gols de Jemerson(novamente contra) e Dinenno.
Agora teremos o 4º jogo na Arena. Chance do Galo quebrar o tabu, que é novo, mas incomoda muito. E por que o Galo tem obrigação de ganhar? Claro, primeiramente quebrar o tabu. Ficar mais um jogo sem ganhar do Cruzeiro em casa significa aumentar o sofrimento da sua torcida, pois o próximo clássico na Arena só vai acontecer daqui a um ano. O clássico do returno do Brasileirão será no Mineirão. Cruzeiro está fora da Copa do Brasil, não enfrentaria o Galo. Cruzeiro está na Sul-Americana, o Galo na Libertadores. O jogo da fase inicial do Mineiro do ano que vem será também no Mineirão, pois o deste ano foi na Arena. Eles se enfrentarão somente nas semifinais ou finais do Mineiro de 2025, que acontecem no mês de abril, exatamente daqui há um ano.
Outro motivo da necessidade do Galo ganhar do Cruzeiro neste sábado é o fato do time do Milito começar pontuando pouco neste Brasileiro. Dois empates ,e um deles um desastre em casa com o Criciúma. Hoje o Galo está em 14º lugar, fora até da zona de classificação às competições da Conmebol, e precisa reagir, pois os líderes Flamengo e Internacional já estão com 4 pontos à frente. Se não vencer, pode ficar até 8 pontos atrás dos líderes. Sendo assim, além da importância numérica, quebrar o tabu é essencial pelo lado emocional até dos torcedores que, se não ganhar, terão que esperar um ano, para poderem ter novamente a chance de ganhar do Cruzeiro na Arena MRV