Por Oliveira Lima
Cruzeiro segue fazendo história na atualidade do futebol brasileiro. Por necessidade extrema de ressurreição foi o primeiro clube a se tornar SAF, o primeiro a ser vendido(a ter um dono) e agora o primeiro a trocar de dono. Como foi o primeiro em tudo, ser vendido à outra pessoa simplesmente faz parte do processo de clube-empresa, como outra empresa qualquer, de acordo com as normas do mundo dos negócios.
Pedro Lourenço é o novo dono do Cruzeiro. Empresário dono de uma grande rede de supermercados, daí o codinome “Pedrinho BH”, é torcedor e sócio do Cruzeiro, além de um mecenas que ajudou a salvar o clube e dono de 20% da SAF, adquirida junto ao majoritário Ronaldo Fenômeno. Agora ele compra os 70% que pertencem ao penta campeão do mundo, ficando o Cruzeiro com seus 10%. Falta apenas o anúncio. Há dias em entrevista à Rede 98, Marcelo Moreno, ex-atacante do clube e o 2º maior credor da recuperação judicial cruzeirense, falou que Ronaldo Fenômeno estaria vendendo o clube ao Pedrinho BH
A negociação até está sendo rápida e em fase final, faltando a assinatura e o anúncio. Em uma solenidade no final desta semana, Fenômeno brincou com Pedrinho dizendo o seguinte: “Recuperamos o Cruzeiro e agora vou vender o clube à você. Vou ver a bala (dinheiro) que você tem! (risos). E neste domingo deixaram o Cruzeiro, dois diretores do Staff de Ronaldo. Paulo André, apenas meia semana como diretor=executivo na vaga de Pedro Martins, que foi para o Vasco e Paulo Autuori, diretor-técnico que acompanha o Cruzeiro há um ano, homem de confiança de Ronaldo. Um dia antes do jogo contra o Vitória, Pedrinho foi à Toca tranquilizar o técnico Fernando Seabra, alçado recentemente ao posto de comandante do time pela trupe de Ronaldo. Seabra segue dirigindo o time normalmente.
OS NOVOS DIRIGENTES DO CRUZEIRO DE PEDRO LOURENÇO: APENAS UM DE RONALDO VAI CONTINUAR
O novo dono do Cruzeiro, Pedro Lourenço, já vai montando sua equipe, o seu “Ministério” para comandar o clube. Confirmando a sequência de Fernando Seabra e sua comissão técnica, olha para a composição da nova diretoria. Apenas um dirigente da Era Ronaldo vai ficar. O CEO Gabriel Lima, ex-membro da XP, empresa que conduziu o processo de transformação do Cruzeiro para clube-empresa. Ele, ao lado do filho do Pedrinho, Pedro Lourenço Jr, serão os cabeças do clube, como principais dirigentes.
Claro que Alexandre Matos, com muito sucesso no Cruzeiro, bicampeão brasileiro de 2013/14, será o diretor de futebol; Matos se tornou o maior diretor de futebol do país, no Cruzeiro e depois passou por Palmeiras, Athético Paranaense, Vasco e agora recentemente no América. Esta em baixa, pois não consegue trabalhar bem com pouca grana. Portanto esta é a nova hierarquia cruzeirense: Pedro Lourenço, Gabriel Lima e Pedro Jr, Alexandre Matos. Este é o “Novo Cruzeiro” em seguimento à sua própria reconstrução.