Por Oliveira Lima
Nenhum clube e time do Brasil teve tanta mudança quanto o Cruzeiro nestes últimos anos. Janeiro de 2022 troca o clube associativo pelo clube empresa, sendo o primeiro do país. No dia 26 de janeiro daquele ano Ronaldo Fenômeno, Gabriel Lima, Pedro Martins e Cia estreiam a SAF do Cruzeiro diante da URT no Mineirão. Jogo histórico, primeiro clube empresa a entrar em campo.
Dois anos e três meses depois, este time-SAF estreia novamente, como o primeiro brasileiro a ser revendido. Ronaldo vende para Pedro, o Cruzeiro-SAF. Na próxima terça-feira, 21;30h, na distante cidade de Valedupar, no Departamento(Estado) de César, na Colômbia. Jogo será contra o Alianza FC, ex-Petrolera, pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-americana. Quando o Cruzeiro entrar no gramado do estádio Armando Maestre Pajaveau, estará fazendo história.
Será nesta desconhecida cidade e estádio e até mesmo o adversário, que vai estrear o novo comando cruzeirense. O novo dono, Pedro Lourenço, bem como os novos comandantes da área do futebol: Diretor-Executivo Alexandre Matos(que voltou depois de 13 anos), o Gerente Paulo Pelaipe, estreante com o emblema do Cruzeiro e o Diretor-Técnico, Edu Dracena, ex- zagueiro do clube. Da trupe de Ronaldo, somente o CEO Gabriel Lima e toda a comissão técnica e todo o elenco é o mesmo.
Quando voltar ao Brasil ainda não vai estrear em casa, pois terá compromisso diante do Atlético Goianiense, pelo Brasileirão, dia 12 deste mês de maio, num domingo às 16 hs no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, valendo a 6ª rodada. Sendo assim a estreia em casa do novo Cruzeiro de Pedro Lourenço e Alexandre Matos só vai acontecer em 16 de maio, numa quinta-feira às 21 hs, no confronto da 5ª rodada da Copa Sul-americana.
Certamente Pedro Lourenço, principalmente, Alexandre Mato, Paulo Pelaipe e Edu Dracena serão ,muito aplaudidos pela torcida, no Mineiro lotado, esperançosa de dias melhores sob nova direção cruzeirense. Assim dois dias históricos; 7 de maio em Valedupar; dia 16 em Belo Horizonte.