O Cruzeiro entrou em campo na noite desta terça-feira e conquistou sua primeira vitória na Copa Sul-Americana 2024. Em Valledupar, cidade localizada na região nordeste da Colômbia, o time celeste se impôs sobre o Alianza FC e construiu um ótimo placar para somar mais três pontos no grupo B da competição. Lucas Silva, no primeiro tempo, Arthur Gomes e Rafael Elias, na segunda etapa, garantiram o triunfo estrelado por 3 a 0 no estádio Armando Maestre Pavajeau.
A partida em Valledupar começou com o Cruzeiro já se impondo e buscando o controle do jogo. Após cobrança de falta certeira de Álvaro Barreal pela ala esquerda, Zé Ivaldo se desvencilhou da marcação e chutou firme, mas a bola saiu pela linha de fundo. O time celeste seguiu melhor com o passar dos minutos e teve mais uma boa chance, desta vez com Arthur Gomes. O atacante fez boa jogada individual, trouxe a bola para o meio e chutou rasteiro; a finalização passou muito perto do gol do Alianza. O Alianza respondeu em um contra-golpe, mas Anderson fechou bem o gol e fez defesa importante.
Forte pelo lado esquerdo, o Cruzeiro quase abriu o placar com Marlon. O lateral fez ótima tabela com Arthur Gomes e finalizou forte, buscando o chute cruzado, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Aos 41 minutos, enfim, o Cabuloso transformou a superioridade em bola na rede. Matheus Pereira recebeu passe de Barreal pela ponta esquerda, cruzou rasteiro e viu o capitão Lucas Silva surpreender a marcação do Alianza para finalizar firme para o fundo do gol. Cruzeiro 1 a 0 !!!
No segundo tempo, o Cruzeiro não permitiu reação ao Alianza. Logo aos 4 minutos, Rafa Silva fez grande jogada, driblando dois marcadores, e tentou fazer um golaço. A zaga do Alianza conseguiu cortar de carrinho, mas a bola sobrou aos pés de Arthur Gomes, que, livre, finalizou de canhota e aumentou o placar para o Cabuloso!
Na sequência, Matheus Pereira teve também sua chance de balançar as redes ao tabelar com Rafa Silva e chutar de canhota. Porém a bola foi para fora. Depois, Lucas Silva quase foi às redes pela segunda vez. Em outra boa trama da equipe celeste pelo lado esquerdo, o volante recebeu passe de Marlon e arriscou de fora da área; o goleiro do Alianza fez espetacular defesa e ainda viu a bola triscar na trave para não entrar.
O técnico Fernando Seabra fez substituições ao longo da segunda etapa, e o Cruzeiro manteve-se seguro contra as tentativas de reação do Alianza. Nos acréscimos, ainda deu tempo para mais um gol do Cabuloso. Rafael Elias, um dos atletas que entrara no segundo tempo, foi valente ao roubar a bola da defesa, ajeitar e bater de pé esquerdo; a bola desviou na zaga e matou o goleiro adversário. 3 a 0 para o Cruzeirão!
Com o triunfo em solo colombiano, o Cruzeiro chega a seis pontos e momentaneamente assume a 2ª colocação do grupo B da Copa Sul-Americana. O time celeste agora torce por um empate entre Universidad Católica (EQU) e Unión La Calera (CHI) para seguir em 2º e com proximidade ao time equatoriano, que é o líder da chave.
Nesta quarta-feira, o elenco celeste retorna a Belo Horizonte. O Cabuloso retoma, então, o foco no Campeonato Brasileiro. No domingo, às 16h, o Cruzeiro encara o Atlético Goianiense, em Goiânia, pela 6ª rodada da competição. Pela Sul-Americana, o próximo compromisso acontecerá no dia 16 de maio, contra o Unión La Calera, na Arena Independência.
FICHA DA PARTIDA: Alianza (COL) 0x3 CRUZEIRO
MOTIVO: Conmebol Sudamericana – Grupo B – Rodada 4DATA: 07/05/2024LOCAL: Estádio Armando Maestre Pavajeau, em Valledupar, ColômbiaÁRBITRO: Andres Merlos (CONMEBOL/ARG).ASSISTENTES: Miguel Savorani (CONMEBOL/ARG) e Pablo Acevedo (CONMEBOL/ARG).ÁRBITRO DE VÍDEO: German Delfino (CONMEBOL/ARG).GOLS: Lucas Silva, aos 41min do 1ºT, Arthur Gomes, aos 4min do 2ºT, e Rafael Elias, aos 48min do 2ºT (Cruzeiro).ASSISTÊNCIAS – CRUZEIRO: Matheus Pereira, aos 41min do 1ºT.CARTÕES AMARELOS: William e Zé Ivaldo (Cruzeiro) / Ruyery Blanco, Emerson Batalla e Santiago Orozco (Alianza).CRUZEIROAnderson; William, Zé Ivaldo (Neris), João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Ramiro), Matheus Pereira e Álvaro Barreal (Lucas Villalba); Arthur Gomes (Gabriel Veron) e Rafa Silva (Rafael Elias).
Técnico: Fernando SeabraALIANZA (COL)Pier Grazziani; Efrain Navarro (Jhair Castillo), Luciano Ospina, Pedro Franco e Leonardo Saldaña; Rubén Manjarrés (Royscer Colpa), Ever Meza e Santiago Orozco; Jesús Muñoz (Mayer Gil), Ruyery Blanco (Andrés Rentería) e Emerson Batalla (Marlon Torres).
Técnico: Hubert Bodhert————————Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro