Por Oliveira Lima
Gabriel Milito chegou ao Galo na última semana de março e em 12 dias conquistou seu primeiro titulo como treinador ao empatar e depois vencer o Cruzeiro na final do campeonato mineiro. Entrou voando na Libertadores, sendo o único a ganhar os quatro primeiros jogos e depois iniciou sua trajetória no Brasileirão e também na Copa do Brasil.
Teoricamente ao lado de Flamengo e Palmeiras, o Galo é favorito a ganhar essas três competições. Começo de Milito foi de impressionar, com 12 jogos de invencibilidade e encantando todo o Brasil, quando recuperou o elenco, que estava em baixa com Felipão. Em abril, Galo foi o melhor time do Brasil. Mas maio não tem sido legal, pois além de perder a invencibilidade, o time começou a mostrar seus defeitos.
Até o confronto contra o Rosário na Argentina, quando ganhou de 1×0, o futebol foi encantador. Mas contra o Penarol ,Atlético de Milito parecia ser outro time. Dominado completamente pelo adversário perdeu a longa invencibilidade. E o preocupante, jogou pior ainda contra o Sport pela Copa do Brasil, quando perdeu seu segundo jogo seguinte, mas garantiu vaga por ter vencido em casa por 2×0.
A vida segue e o Galo já joga nesta 3ª feira em BH diante do Caracas, pela Copa Libertadores. Já classificado às oitavas, precisa de um empate para ser 1º do grupo e entrar no Pote 1 do sorteio da próxima fase. Ainda sonha com a primeira colocação geral, que dá ao melhor desta fase de grupos o privilégio de decidir em casa as fase de mata em casa, exceto a final, marcada para jogo único dia 30 em Buenos Aires. Para tal, além de vitória sobe o Caracas, precisa secar o Palmeiras, River Plate e Talleres.
Em termos de Copa do Brasil, ainda espera pela definição dos 16 clubes para as oitavas e o sorteio que será sem restrições, podendo enfrentar qualquer um dos grandes já garantidos. Pelo Brasileirão, Galo só volta(como todo mundo) no inicio de junho, precisamente diante do Bahia em BH no dia 2 e dez dias depois pega o Bragantino em Bragança Paulista. Sequência que vai mostrar a todo mundo se o as derrotas para Penarol e Sport são questões normais ou o Galo caiu o famoso jargão: “Já manjaram nois”