Por Oliveira Lima
No mais difícil campeonato do mundo e o que mais revela jogador, a grande surpresa neste primeiro 1/4 de competição é um técnico. Logo a classe mais injustiçada do meio futebolístico brasileiro, em que um treinador é considerado(por todo mundo) o único culpado dos maus resultados de um time. Não dão à ele nem tempo mínimo para provar seu valor; Perdeu três jogos já fica ameaçado; Absurdamente no Brasil um treinador dura em média 25 jogos, ou seja 3 meses.
E por conta disso o país não revela treinadores, obrigando os clubes a apelarem para os argentinos e portugueses. Aqui os comandantes veteranos não têm mais espaços e os jovens não têm oportunidades. Diante deste quadro a revelação de um treinador é algo fenomenal. Fernando Seabra é um fenômeno!
18 ANOS NA BASE
Um jovem que acabou de completar 47 anos, o paulistano Fernando Seabra, começou a carreira aos 29 anos como auxiliar técnico do Assisense em 2006 em Assis, interior de São Paulo e que vai ficar por 18 anos no futebol de base: Grêmio Barueri, PAEC, Red Bull Brasil, virou analista de sistema do Ceará, coordenador da equipe B do Santos, em 2015, coordenador juvenil do Corinthians, auxiliar técnico do Sub 20. Em 2020, vira treinador de base no Athético PR e depois no Desportivo Brasil. No dia 28 de fevereiro de 2022 vem para o Cruzeiro, para treinar o Sub 20.Agosto de 2023 vira técnico interino com a demissão de Pepa. Volta à base com a chegada de Zé Ricardo.
SURGE O FENOMENO FERNANDO SEABRA
Com a queda de Zé Ricardo, e sem tempo para chegar um treinador de fora, Cruzeiro fez opção por Paulo Autuori, seu coordenador-técnico, que deixou bem claro que não queria ser mais treinador. Autuori fez questão de frisar que seria uma “comissão técnica interina” formada por ele e os técnicos da base, Fernando Seabra e Novares. Faltavam 6 jogos e o Cruzeiro lutava pra não cair: Começa a vida de Fernando Seabra como treinador de um time profissional: era ele quem dava os treinos, armava o esquema tático, escalava o time(tudo com o aval de Autuori) e muitas vezes comandava o time à beira do campo. Cruzeiro se salva do rebaixamento, ficando em 14º lugar e com vaga à Copa Sul-Americana.
2024; A GRANDE SURPRESA DO BRASILEIRÃO
Janeiro de 24 chega e ele vai para o B do Bragantino. Larcamon é o escolhido de Ronaldo Fenômeno, mas caiu com a perda do Mineiro. Volta Seabra, agora como técnico definitivo time principal: É a sua primeira fez como técnico de um time profissional de forma oficial: De forma heroica classifica o time para as oitavas da Copa Sul-Americana e faz campanha brilhante no Brasileirão: No G6, há 1 ponto do G4 e 4 da liderança. Em 14 jogos na temporada, inclui a Sula, são 8 vitórias e apenas 2 derrotas, índice de 67%. A sua frente na tabela, equipes consolidadas que irão brigar pelo título. Esta a frente de outros postulantes: São Paulo, Inter, Atlético e dos quatro grandes que estão no Z4.
E COMANDANDO UM TIME AINDA SEM OS REFORÇOS
E com um grande detalhe: um elenco sem os 6 reforços, que irão jogar somente a partir do dia 10 de Julho: Hoje joga o Cruzeiro com elenco mediano e modesto: sinal que o técnico é bom. Com um elenco que vai mudar de patamar em 15 dias, espera-se um Fernando Seabra melhor ainda. É a grande revelação do Campeonato Brasileiro.