Por Oliveira Lima
No dia 10 de julho, entrará uma nova era no história do Cruzeiro. É a data que poderão jogar os sete contratados pelo dono do clube, Pedro Lourenço, milionário empresário, torcedor, conselheiro e investidor há mais de 15 anos. Se em 28 de maio de 2019 a TV Globo, no programa “Fantástico”, escancara o roubo do clube pelos seus dirigentes, comandado pelo presidente Wagner Pires de Sá, muita coisa aconteceu nestes cinco anos, num cenário de filme de terror: Clube e time quebrados e beirando ao fechamento de portas na Série B e flertando até com a Série C.
No fundo do poço veio o salvador: Ronaldo Fenômeno. Resgatou o clube e o time, voltando a credibilidade e a Primeira Divisão em dois anos. E como todo salvador é sempre achincalhado pelo povo, se cansou, mas tinha um sucessor ao seu lado, como sempre acontece na história da humanidade. É este sucessor que leva o clube e o time à outro patamar, ao “céu”. Pedro Lourenço, o Pedrinho, como é conhecido. De filme de terror com Wagner Pires a filme épico com Ronaldo à novela de final feliz com Pedrinho em cinco anos.
Clube virou SAF, mas com Pedrinho voltou ao modelo “antigo” de gestão do futebol, claro baseado na fortuna pessoal que tem, como empresário bem sucedido. Pedro Lourenço é o dono da Rede de Supermercados BH, com o 5º maior faturamento do ramo no Brasil: 17 bilhões, 388 milhões, 297 mil e 482 reais no último ano. Dinheiro dele, e como o Cruzeiro é mais uma de suas empresas, é investimento próprio.
QUANTO PEDRINHO GASTOU?
Quem tem dinheiro investe pra ganhar, até mesmo no futebol, que é um dos melhores negócios do mundo. O retorno esportivo(conquistas de títulos) é o que interessa ao torcedor e ao anseio do dono, que é o maior torcedor do clube. Pedrinho comprou até agora 9 jogadores, no maior investimento nesta janela de meio de ano aqui no Brasil e na América do Sul. Ninguém investiu mais que o Cruzeiro no continente.
Primeiras compras foram de quem já estava no clube: João Marcelo e Mateus Pereira voltariam aos seus clubes, pois não havia mais empréstimos nem do Porto e nem do Al Hilal. Na sequência a compra de mais 7 jogadores.
1) Zagueiro João Marcelo (porto) 8 milhões de reais
2) Meia Mateus Pereira(Al Hilal), 30 milhões,
3) Goleiro Cássio(Liberado do Corinthians)
4) Atacante Kaio Jorge(Juventus-Ita) 26 milhões,
5) Atacante Lautaro Díaz (Del Valle), 16 milhões,
6) Volante Peralta (Cerro), por 16 milhões
7) Zagueiro Jhonatan Jesus(Ceará) 8 milhões,
8) Meia Mateus Henrique( Sassuolo-Ita) 36 milhões
9) Volante Wallace (Udinese-Ita) 36 milhões
Total das compras de Pedrinho BH: 176 milhões de reais para o “Novo Cruzeiro”.
8)