Por Oliveira Lima
Quem diria! de favorito ao título brasileiro ao lado de Flamengo e Palmeiras, o Galo amarga um simples 12º lugar na tabela de classificação, na parte baixa da tabela e ocupando a última vaga à Copa Sul-Americana. Com muitos desfalques num elenco reduzido, o time de Gabriel Milito penou neste mês de junho e começo de julho, chegando a atuar até mesmo com apenas três titulares e mais quatro reservas de reservas. Resultado foi a queda de vice-líder para a posição atual, caindo dez casas na tabela.
Campanha bem abaixo do esperado, com 18 pontos ganhos em 42 disputados, índice de só 42%,com 4 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. Tomou mais gols do que fez,, 23 contra 20. Aliás o sistema defensivo do time é preocupante: 3ª pior defesa, só a frente de Vasco e Vitória. Galo toma em média 1.6 gols por jogo sendo então obrigado a fazer quase 2 gols para vencer uma partida.
Terá nas duas próximas rodadas adversários complicados. São Paulo, que vem de quatro vitórias seguidas e já está no G4 vencendo Bragantino, Athético Paranaense, Bahia, Criciúma. Jogo desta 5ª feira em BH e na semana que vem, terça pegará o Juventude em Caxias, onde o time gaúcho está invicto, com cinco vitórias e dois empates, ou seja, índice de 81%. No Alfredo Jaconi, Juventude bateu nos grandes como Corinthians, Athetico Paranaense, Vasco, Flamengo e Grêmio, este na ultima rodada por 3×0. Dois jogos encardidos.
Momento do Galo é complicado, pois vem de apenas uma vitória nos últimos sete jogos, com dois empates e quatro derrotas, ou seja: 5 pontos ganhos em 21 disputados. E não ganha há 3 jogos. Pior que isto só mesmo a sua performance na sua Arena; Neste Brasileirão apenas uma vitória em 7 jogos como mandante: aquela sobre o Cruzeiro por 3×0 em 20 de abril, há 2 meses e 20 dias. São mais 4 empates e 2 derrotas, os 4×0 para o Palmeiras e 4×2 para o Flamengo, num aproveitamento de só 33%.
Hoje o Galo está mais perto da zona de rebaixamento do que da zona de Pré-Libertadores. Há seis do Corinthians e sete do Athético Paranaense. Quanto ao líder, a distância está em 13 pontos. Se não vencer o São Paulo pode cair para o 15º lugar e ficar apenas 3 pontos do Z4. Sendo assim fica obrigado a vencer seus dois próximos jogos para não se preocupar com o rebaixamento. Pra quem entrou cotado ao título, olhar para a ponta final da tabela é uma decepção.