Por Oliveira Lima
Cruzeiro até agora é mesmo a grande surpresa do Campeonato Brasileiro, ocupando em 17 rodadas a 5ª colocação na tabela de classificação, dentro da zona de Libertadores e podendo até mesmo disputar o título nacional. Vice campeão mineiro sob comando de Nícolas Larcamón, Ronaldo Fenômeno apostou tudo num cara que já estava lá desde o ano passado, mas que naquele momento fora para a base do Bragantino: Fernando Seabra. Foi um assombro à todo mundo. Seabra substituiu Larcamón, sob muita desconfiança: time perdendo a final estadual para o Galo, mal na Sula e um Brasileirão difícil pela frente. Para todo mundo era mesmo uma boa colocação na Sula e uma permanência sem sofrimento no Brasileirão.
Mas Seabra nunca pensou assim! Com um elenco que era considerado limitado, o jovem treinador e os seus jogadores surpreenderam todo mundo: Primeiro lugar do seu grupo e já nas oitavas da Sula e qualificação na parte alta da tabela do Campeonato Brasileiro. Hoje o Brasil inteiro fala na possibilidade do Cruzeiro ganhar a Sul-Americana e pode chegar bem no Brasileirão.E não a toa: Seabra faz o time jogar muito bem, revelando ao Brasil o melhor camisa 10 do campeonato, Mateus Pereira, o melhor lateral direito do país, Willian, sem falar no bolão que vem jogando os volantes Lucas Silva e Romero, o zagueiro João Marcelo e os atacantes Autur Gomes e Barreal, todos jogadores quase que desconhecidos do grande público antes de começar o campeonato.
Agora é fácil enxergar aquilo que dirigentes e comissão técnica viram quando foram montar o elenco no começo do ano, se aliando à quem sobrou do ano passado. Ronaldo comprou(entre compras e empréstimos) 9 jogadores em Janeiro, gastando somente 11 milhões de reais: Lucas Silva, Lucas Romero, Zé Ivaldo, Rafa Silva, Dinenno, Gabriel Verón, Villalba, Barreal, e Léo Aragão. O time deu liga e surpreendeu.
Ronaldo vendeu o Cruzeiro à Pedro Lourenço, o que estava projetado para acontecer somente daqui a 2 anos, mas o desgaste com a torcida obrigou a troca de comando. Torcedor fanático do Cruzeiro, e já era também investidor do clube, Pedrinho e todos seus diretores, enxergaram a necessidade de fazer o Cruzeiro favorito à tudo ainda neste ano; Comprou mais 9 jogadores, o mesmo número de contratações de Ronaldo no começo do ano. Se Fenômeno foi bem econômico, mas muito assertivo nas suas contratações, Pedrinho esbanjou dinheiro para ganhar todas as lutas pelas aquisições: Gastou 176 milhões de reais, 16 vezes mais que gastou Ronaldo.
Primeiramente teve que comprar Mateus Pereira, que estava por empréstimo( na era Ronaldo) , assim como João Marcelo. Aos dois se juntaram: Cassio, Mateus Henrique, Lautaro, Kaio Jorge, Wallace, Peralta e Jonatham. Agora é esperar! Se com um time de 11 milhões de reforços já brilha tanto na Sula quanto no Brasileiro, o sonho do torcedor cresce e muito daqui pra frente com tanto jogador bem como reforços. Será que o Céu é o Limite?