Por Oliveira Lima
Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na Grande Vitória, capital do Espírito Santo. É neste local que vão se encontrar Cruzeiro x Fortaleza, na próxima segunda feira 21 hs, jogo da 21ª rodada do Brasileirão. Vendido pelo ex-dono do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno, para uma empresa de eventos daquele estado, Pedro Lourenço, o atual dono, não conseguiu reverter a situação, tentando passar o jogo de volta do Mineirão. Tudo acertado com a CBF, e a empresa promotora do jogo, que ficaria com toda a renda no caso do Mineirão, mas o Fortaleza, claro, não aceitou.
Estádio inaugurado em 1983, pelo seu proprietário, o Rio Branco de Vitoria na concorrência com o Estádio Engenheiro Araripe , da Desportiva Ferroviária, desde 2008 pertence ao Governo do Estado do Espírito Santo. E mesmo não sendo Cariacica sede da Copa do Mundo de 2014, estádio passou por ampla reforma, para sediar os treinos da Seleção de Camarões durante o Mundial. Sua capacidade é de 21.152 mil pessoas, divididas em duas arquibancadas laterais e frontais, mas já abrigou quase 40mil torcedores (32.328 pagantes) em 1986, num amistoso entre Rio Bfanco1x0 Vasco. Já no jogo inaugural, em 7 de setembro de 83, foi Rio Branco 3×2 no Guarapari, com Arildo Ratão,do time da casa fazendo primeiro gol do estádio.
O nome do estádio é homenagem a um dos mais importantes presidentes do Rio Branco, Kleber José de Andrade e é um dos poucos do Brasil em que nenhum apelido pegou: tentou-se Klebão ou até mesmo o pomposo Monumental de Big Field. Sendo assim, um estádio de um clube futebol que foi vendido depois ao Estado por 7 milhões de reais, como forma de pagamento de dívidas do Rio Branco ao Governo Estadual, quem de 2010 a 2014 gastou 180 milhões de reais na sua completa remodelação para os treinos de Camarões e o legado de até hoje.
Como o estádio é encravado entre dois morros próximos, os vestiários estão no topo e os jogadores ao invés de subirem ao gramado, pelo contrário, descem ao campo de jogo, num momento bem inusitado. E é muito bonito por sinal o Estádio Kleber Andrade. Como o Espírito Santo é bem colado à Minas Gerais e lotado de mineiros, veremos um estádio com 100% de cruzeirense, que vão ocupar todos os lugares, fazendo ele, um verdadeiro Mineirão.