Já está na Libertadores, mesmo que seja no G6, a tal Pré-Libertadores. Olha com muita realidade para o tal G4, a Fase de Grupos, sem ter que passar pelos caminhos tortuosos dos play-offs iniciais. Agora a pergunta é: dá pro Galo ser campeão brasileiro? Matematicamente, sim, já, na prática, é muito difícil. Galo tem à sua frente 4 times e pode ter mais um se o Flamengo ganhar o jogo complementar diante do Bragantino e ainda ver o Botafogo aumentar a distância se vencer o Fortaleza.
Se o Botafogo não vencer, a diferença fica em 5 pontos com 12 ainda em disputa. Como o Galo tem dois confrontos diretos contra Grêmio e Flamengo, pode matar os dois e irá à caça de Palmeiras e Botafogo, pois teremos ainda o confronto direto de Flamengo x Bragantino. Assim, vencendo os dois próximos jogos, time do Felipão passa os ponteiros, se esses perderem seus dois próximos jogos: Palmeiras enfrenta Fortaleza e America: botafogo pega Santos e Coritiba. Desta maneira, bastará o Galo vencer dois últimos jogos: São Paulo e Bahia, para ser o Campeão Brasileiro de 2023.
Como o Botafogo tem 5 jogos para fazer, terá que perder 3, o Palmeiras com 4 jogos tem que perder 2: E tem antes que secar Flamengo e Bragantino, num empate. Como se vê; não é fácil, mas como no futebol acontece de tudo, não custa nada sonhar.
Por Oliveira Lima