A vitória do Cruzeiro sobre o Fortaleza, na primeira das 5 partidas complementares do Brasileirão, lançou o time mineiro a uma situação bem confortável, caso ele vença também o seu segundo jogo complementar, nesta quarta, as 19 h no Mineirão, contra o Vasco. Paulo Autuori foi claro ao afirmar que seu time estava na zona do rebaixamento, muito por conta de lhe faltarem esses dois jogos, que estavam adiados. Venceu o primeiro deles, 1×0 para cima do Fortaleza no Castelão e ja saiu do Z4.
E a situação está bem mais clara: basta fazer as contas. No momento o Cruzeiro é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 40 pontos, 2 a mais que o Bahia, que abre o tal Z4 e 3 acima do Goias, time abaixo, em 18º lugar. Como o Cruzeiro ainda em mais um jogo para fazer e esses dois não, a diferença, caso ganhe do Vasco, aumenta consideravelmente.
Vamos lá: Cruzeiro ganha do Vasco, salta para o 13º lugar, ultrapassando o próprio Vasco, Santos, supera o Inter, no saldo de gols e perderia a 12ª posição para o Fortaleza no item vitórias. Pra quem estava em 18º, saltar para o 13º é para comemorar. E comemorar as distâncias sobre quem está na zona de rebaixamento, o qual é o que realmente interessa:
Cruzeiro ficaria 3 pontos acima do Vasco, que seria o primeiro da salvação
Colocaria 5 pontos a mais no Bahia, o primeiro da zona da degola;
Ficaria 8 pontos a frente do 18º, o Goiás
Depois disso, restariam 4 jogos, 12 pontos em disputa. Quase impossível pensar que o Cruzeiro perderia esta vantagem de 5 pontos para cima do Bahia, nesta reta final. Seria perder mais que um ponto por rodada, com o Bahia não podendo errar. Seria dar “mole” demais. E os 8 de distância sobre o Goias, poderá virar 11, pois quando retomarmos as rodadas finais, Cruzeiro vai jogar exatamente contra o Goiás. Pode-se dizer então que, se o Cruzeiro ganhar do Vasco(já que Bahia e Goiás não jogam os complementares) o time de Autuori não cai para a Série B.
Por Oliveira Lima