O Cruzeiro teve mais duas baixas médicas no decorrer dos últimos dias, aumentando os problemas recentes e se aproximando de 20 lesões diagnosticadas na temporada. O elenco não esteve completo em nenhum jogo do ano, e assim seguirá até a última rodada do Campeonato Brasileiro, uma vez que Juan Dinenno só voltará em 2025.
Nos últimos dias, o clube deixou de contar com o atacante Kaique Kenji e com o meia Vitinho por conta de lesões na coxa. Entre contusões musculares, traumas ósseos, articulares e ligamentares, o Cruzeiro chegou a 18 baixas desde janeiro, quando começou o Campeonato Mineiro.
O levantamento foi feito e não considera jogadores poupados, nem aqueles que eventualmente ficaram fora por outras questões médicas, como viroses, quadros gripais ou COVID, por exemplo. Assim como não entra na contagem o atleta que sofre lesão atuando por seleção – como ocorreu com Kaiki, logo no início da temporada.
O número de baixas do Cruzeiro se aproxima de 30 ao longo do ano, caso sejam consideradas ausências em função de dores, mas sem lesões confirmadas. É o caso vivido atualmente por Álvaro Barreal. Ele foi desfalque contra o São Paulo, por incômodo no tornozelo esquerdo, mas sem diagnóstico clínico de lesão. Portanto, não está presente no levantamento.
O mesmo ocorre com Lautaro Díaz (incômodo no tornozelo, em agosto), Arthur Viana (dores no quadril, em julho), Lucas Romero (desgaste muscular, em junho), Ramiro (trauma no tornozelo, em abril), Neris (trauma no tornozelo, em março) e Lucas Silva (trauma no tornozelo, em fevereiro). Todos eles foram ausência, mas sem lesões diagnosticadas nos locais em que acusaram dor, e ficaram fora por apenas um jogo cada, nas ocasiões.
Os jogadores que mais perderam partidas ao longo do ano por questões médicas são do ataque. Quem mais se ausentou foi Gabriel Veron, que por cirurgia no pé, ainda na pré-temporada, ficou fora por 14 jogos. Recentemente, também teve lesão muscular na coxa esquerda, perdendo dez partidas.
Atrás dele está Juan Dinenno. O argentino está no departamento médico pela terceira vez na temporada, agora em função de grave lesão ligamentar no joelho. Antes, ficou fora por edema muscular, fratura no nariz e cirurgia no púbis. Até o momento, são 23 jogos sem entrar em campo.
Rafa Silva, que também está no DM, acumula 19 jogos como desfalque. Ele teve lesão muscular na coxa direita e atualmente se recupera de problema no joelho direito. No início do ano, o atacante ainda perdeu sete jogos por conta de um trabalho de equilíbrio muscular, mas, como não houve lesão, o período não entra no levantamento.
Outro do elenco que soma mais de 15 jogos de ausência no decorrer do ano é o meia Japa. O jogador, que passou por cirurgia recente em função de fratura no pé direito, teve lesão ligamentar também no pé, em fevereiro, e pequeno problema muscular na coxa, quando retornou. O total de partidas fora está em 16, sendo que não há certeza de retorno em 2024.
Até o momento, foram seis cirurgias em função de lesões causadas por trauma. Além de Dinenno (no púbis e no joelho), Veron e Japa (ambos no pé), citados anteriormente, Rafael Elias passou por procedimento no úmero, e Vital no ombro.
Lesões confirmadas pelo Cruzeiro em 2024:
- Rafael Elias – Cirurgia no úmero (4 jogos de ausência)
- Gabriel Veron – Cirurgia no pé direito (14 jogos de ausência)
- Fernando Henrique – Lesão na coxa direita (5 jogos de ausência)
- Japa – Lesão no pé direito (12 jogos de ausência)
- Dinenno – Edema na coxa e fratura no nariz (8 jogos de ausência)
- Mateus Vital – Cirurgia no ombro (8 jogos de ausência)
- Japa – Lesão muscular na coxa (3jogos de ausência)
- Dinenno – Cirurgia na região do púbis (13 jogos de ausência)
- Arthur Gomes – Edema muscular na coxa (4 jogos de ausência)
- Jhosefer – Entorse no tornozelo (2 jogos de ausência)
- Barreal – Estiramento no ligamento do joelho (2 jogos de ausência)
- Rafa Silva – Lesão muscular na coxa (12 jogos de ausência)
- Marlon – Lesão no ombro (3 jogos de ausência)
- Gabriel Veron – Lesão muscular na coxa (10 jogos de ausência)
- * Rafa Silva – Lesão no joelho (7 jogos de ausência)
- * Dinenno – Cirurgia no joelho (2 jogos de ausência)
- * Japa – Cirurgia no pé direito (1 jogo de ausência)
- * Kaique Kenji – Lesão muscular na coxa (1 jogos de ausência)
- * Vitinho – Lesão muscular na coxa (1 jogos de ausência)
* Jogadores que ainda estão no departamento médico.