Por Oliveira Lima
Como era esperado, a 5ª rodada foi de ouro pro Galo, que a iniciou como lanterna do grupo A, onde vai passar apenas o 1º colocado pra a semifinal do Campeonato Mineiro. Era primordial primeiramente vencer o Villa Nova no lendário “Alçapão do Bonfim” em Nova Lima. Venceu e foi apertado, com gol de Huck. Depois viu seus principais concorrentes do grupo: Tombense perder para o Athetic e o Betim perder para o América. Deu tudo certo! E assim, o Galo chegou no páreo, ficando empatado na pontuação com o Tombense, mas atrás no critério de desempate e distando apenas 1 ponto do líder Betim.
E passa ser o grande favorito ao primeiro lugar do grupo e chegar às semifinais da competição. Mesmo tendo pela frente o melhor time do campeonato, o Athetic de São João Del Rey nesta terça e seu maior rival, o Cruzeiro no domingo, o Atlético Mineiro terá que suar muito, para estar na próxima fase do certame das Gerais. No grupo A, nesta semana que está chegando, é o único que vai pegar duas pedreiras.
Isto porque seu principal concorrente no momento, o líder Betim, vai enfrentar os dois piores times da competição, Pouso Alegre e Itabirito, que aliás, hoje seriam rebaixados. Enquanto isso o outro concorrente duro, o Tombense, empatado com o Galo na pontuação, tem o frágil Aymorés pela frente, mas depois pega o América, que vem redondinho.
Como a tendência é o Betim vencer seus jogos, seguindo à frente do Galo em 1 ponto, time do técnico Cuca fica obrigado à vencer o duríssimo Athetic e ainda ganhar o clássico contra o Cruzeiro. O Tombense deve vencer o Aymorés, mas se complicar contra o América, ficando atrás do Galo. E mesmo assim, levando para a última rodada, o Galo ainda não dependeria só de si, vencendo o fragilizado Itabirito, mas tendo que torcer para o Betim não vencer seu grande adversário na rodada final, que é o Athetic. Resumo da obra: Galo vencer todos os seus jogos e secar pelo menos em um jogo, o líder Betim. Qualquer vacilo do Galo contra Athetic e Cruzeiro, pode lhe custar a ausência na semifinal, impedindo que ele seja Hexacampeão Mineiro, pela segunda vez na história.