A Polícia Militar anunciou nesta quinta-feira (6), que irá utilizar drones equipados com alto-falantes e giroflex no meio dos blocos de Carnaval em BH a partir deste ano. A corporação afirma que os equipamentos irão reforçar a segurança.
De acordo com a porta-voz da PM, major Layla Brunella, a novidade permitirá a transmissão de sinais sonoros e mensagens preventivas. “A Polícia Militar já utilizava a tecnologia dos drones, mas, neste ano, teremos um reforço: os equipamentos poderão emitir sirenes, como as de viaturas policiais, e também transmitir orientações de segurança. Nossa expectativa é que isso incentive os cidadãos a adotarem medidas de autoproteção”, destacou.
Além disso, os dispositivos irão auxiliar a polícia na captura de foragidos da justiça, através do sistema de reconhecimento facial, que foi adotado nas festividades em 2024. As imagens são enviadas a um sistema de monitoramento que detecta as características físicas dos possíveis criminosos.
Entre os avisos programados, está uma mensagem alertando sobre o consumo excessivo de álcool: “Siga as dicas de segurança para este Carnaval. O uso excessivo de álcool pode aumentar o risco de acidentes e situações indesejadas.” Além disso, os drones também reforçarão recomendações sobre a proteção de objetos pessoais, como o uso de doleiras.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.