Por Oliveira Lima
É nítido que o grupo C desta fase classificatória do Mineiro é o mais desequilibrado dos três, que têm como cabeça de chave, os três grandes da Capital. Grupo A, com o Galo ainda na briga com o surpreendente Betim e o tradicional Tombense, o Galo paga o “pato” de ter usado seu time sub 20 nas rodadas iniciais. Já no grupo B, América tem concorrência do time de maior ascensão do futebol brasileiro, o Athetic. No C, o Cruzeiro dispara tranquilo por conta do bom time que tem, e por conta das fragilidades de Aymorés, Pouso Alegre e Villa Nova.
Será o primeiro time classificado de forma antecipada se vencer o clássico deste domingo diante do Galo. Se não vencer, pode chegar às semifinais caso o Aymorés tropece no Democrata. Cruzeiro não é o melhor pontuador do campeonato até agora, mas o grupo é fraco e ele passa fácil. Com 11 pontos, entra na rodada para se classificar antecipadamente e assumir a condição de melhor colocado no geral. Vencendo o Galo, chega à 14 pontos assumindo a ponta de todos os grupos, se o Athetic não vencer o Uberlândia. Bastaria depois confirmar esta posição ganhando do Democrata na ultima rodada e entraria nas semis e finais decidindo tudo em casa.
Mas parece que mais importante que a classificação antecipada(ela virá de ,modo natural) é a possibilidade do Cruzeiro complicar e muito a situação do Galo, na busca também para a sua classificação. Se o Cruzeiro vencer o clássico manda o Galo a última rodada na dependência de outros adversários, podendo ser eliminado. Cruzeiro então “despacharia” seu principal adversário de forma precoce, exatamente para evitar que ele ganhe o hexa pela segunda vez, além é claro de tornar a conquista do título pelo Cruzeiro mais acessível.