Imagens de câmeras de segurança filmaram o momento em que um policial civil do Rio de Janeiro, de 26 anos, matou a tiros um homem em situação de rua na região da Pampulha, em BH, na noite de sábado (22). O agente, que estava de férias visitando familiares no bairro Itapoã, foi a um restaurante acompanhado da esposa, avós e um primo.
Nas gravações, o policial que vestindo camisa e calça pretas e chinelo é visto conversando brevemente com o homem, que usava uma camisa branca. Após seguir o mesmo trajeto da família do agente, o policial sacou uma pistola calibre .40 e efetuou um disparo contra o homem, que caiu morto na calçada.
Morador de rua foi encontrado com machadinha em BH
De acordo com o boletim de ocorrência, o policial relatou que, ao sair do restaurante, foi abordado pelo homem, que o xingou e ameaçou de morte. O agente afirmou ter pedido que o homem se afastasse e, diante da insistência, reagiu com o disparo. A perícia encontrou no local uma machadinha e uma garrafa plástica com líquido não identificado, pertencentes à vítima, que não portava documentos e foi encaminhada ao IML como “desconhecida”.
O policial acionou o 190 e aguardou a chegada da PM, cooperando com as investigações. O caso é investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, que analisam as circunstâncias do confronto e a legalidade do uso da força. As imagens irão apurar se houve excesso ou legítima defesa.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.