O Cruzeiro entrou em campo na noite desta quarta-feira (7/5) sabendo que, qualquer resultado diferente da vitória diante do Mushuc Runa, significaria a confirmação de uma participação vexatória na Copa Sul-Americana de 2025 – e foi o que aconteceu. Time brasileiro empatou por 1 a 1 fora de casa e deu adeus à chance de classificação às oitavas de final com duas rodadas de antecedência.
Com esse resultado, a Raposa se manteve na lanterna do Grupo E com apenas um ponto somado, enquanto o clube equatoriano, líder, está com 10 pontos e é o favorito a passar da fase de grupos. Segundo colocado (Palestino, com 9) vai aos playoffs contra uma equipe oriunda da Libertadores.
Sem chances de terminar em primeiro ou segundo, o Cruzeiro ainda jogará pela Sul-Americana duas vezes, sabendo que não pode mais alcançar as duas primeiras posições de seu grupo. Atual vice-campeão do torneio, a participação vexatória, que vinha se desenhando com três derrotas, foi, enfim, sacramentada.
Como esperado, já que o grande foco do clube em 2025 é o Brasileirão, o treinador Leonardo Jardim escalou um time modificado, com a presença, por exemplo, do jovem lateral-esquerdo Kauã, de 16 anos. Já sem Villalba, Christian e Gabigol, o português ainda deixou como suplentes jogadores como Lucas Romero, Matheus Pereira e Kaio Jorge.
Durante praticamente todo o tempo, a partida foi parelha, com ambas as equipes tentando manter a posse de bola e partir ao ataque, no entanto, boas jogadas eram raras, especialmente no primeiro tempo. Time celeste demonstrou estar sem entrosamento.
No segundo tempo, as dificuldades do Cruzeiro se tornaram mais evidentes, e foi aí que o Mushuc conseguiu abrir o placar. Aos 8 minutos, Penilla cruzou para a área e Kauã errou a cortada; Orejuela finalizou firme para o gol no rebote.
Depois disso, Jardim modificou o plantel e conseguiu organizar seus comandados, que conseguiram empatar. Aos 15 minutos da etapa final, Eduardo chutou, mas a bola foi defendida pelo goleiro; na sobre, Lautaro deu um belo chute de esquerda e balançou as redes.
À medida que o jogo se encaminhava para o final, ambos os times se lançaram ao ataque, especialmente o Cruzeiro. No entanto, o placar permaneceu inalterado.
Agora, o Cruzeiro volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde vive bom momento. Em Recife, o time encara o lanterna, Sport, no domingo (11/5), às 16h.
Pela Sul-Americana, o próximo duelo será diante do Palestino. Confronto está marcado para quarta-feira (14/5), às 21h30, em Belo Horizonte.