A produção da primeira das 24 novas composições destinadas a modernizar o metrô de Belo Horizonte foi oficialmente iniciada na China. Recentemente, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, realizou uma visita à fábrica da CRRC, situada em Changchun, onde os trens estão em processo de fabricação. A expectativa é que as primeiras unidades sejam entregues até o final de 2026.
Com um investimento estimado em R$ 700 milhões, o projeto visa expandir e modernizar o sistema de metrô na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo gerido pela concessionária Metrô BH.
Os novos trens incorporarão tecnologia avançada, trazendo inovações significativas para o metrô da capital mineira. A nova frota contará com câmeras de segurança, um sistema de comunicação direta com o condutor em situações de emergência e Wi-Fi disponível durante todo o trajeto. Um mecanismo de contagem de passageiros fornecerá dados em tempo real sobre a ocupação de cada vagão, auxiliando os usuários na distribuição nas plataformas. Além disso, telas de LED e LCD exibirão informações sobre as estações e detalhes operacionais.
Cada vagão será equipado com dois sistemas de climatização que monitoram a qualidade do ar. Quando necessário, esses sistemas realizarão a troca do ar interno pelo externo, utilizando filtros de purificação.
A nova frota funcionará com o sistema de Operação Automática de Trens (ATO), que automatiza a aceleração, frenagem e abertura das portas, assegurando maior precisão nas paradas e intervalos reduzidos entre os trens.
Os veículos também contarão com um sistema de telemetria que transmite dados em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCO), possibilitando diagnósticos rápidos e manutenção preventiva, minimizando assim os transtornos para os passageiros. Outra inovação é o sistema que reaproveita a energia gerada durante a frenagem, convertendo-a em eletricidade, contribuindo para a redução do consumo e promovendo a sustentabilidade ambiental.
Segundo o cronograma da Metrô BH, espera-se que dez trens sejam entregues até o final de 2026, enquanto a produção dos outros 14 foi antecipada em dois anos e será finalizada em seguida. Para o governador Romeu Zema, a renovação da frota representa a mais significativa transformação no metrô desde sua inauguração em 1986. “As novas máquinas são mais seguras, tecnológicas, eficientes e menos poluentes. É um marco na mobilidade urbana de Minas Gerais”, declarou.