Por Oliveira Lima
Exatamente um mês depois, estão de volta as emoções do Campeonato Brasileiro da Série A, tido e havido como o mais equilibrado do mundo. Mas nos últimos anos esta máxima tem caído por terra, com o domínio de apenas dois times, e não mais os “famosos 12 grandes do Brasil”. Palmeiras e Flamengo são estes dominantes, não à toa os dois mais ricos e organizados times do país.
Um último recorte do certame se percebe claramente esta situação: Palmeiras e Flamengo ganharam cinco dos últimos sete campeonatos, tendo como intrusos o Galo de 2021 e o Botafogo do ano passado. Os dois são sempre apontados como grandes favoritos quando se inicia a competição, e este ano não está sendo diferente. E para variar tem intrusos querendo a vaga.
A retomada do Brasileirão mostrou continuidade no que vinha acontecendo antes do Mundial, exatamente com a soberania do Flamengo, com Cruzeiro, Bragantino e Bahia (esses na condição de boas surpresas neste começo de competição) que ocupam o G4 e o Palmeiras que não jogou ainda na volta. Flamengo liquidou o São Paulo, o Cruzeiro goleou o Grêmio, enquanto o Bahia teve jogo duro com o Galo, vencendo no último lance do jogo, assim como o Bragantino dobrou o Corinthians também na última bola. Portanto se deu a lótica, mantendo a soberania.
Agora é esperar pelas participações do bloco intermediário, na chamada esperança: Botafogo, Fluminense, Atlético Mineiro, que podem encostar na turma de cima. O atual campeão, o Botafogo provou ano passado que é dentro do campeonato que se faz um time. Venceu o clássico contra o Vasco e já encostou nos ponteiros. Já o Galo perdeu seu jogo no finalzinho, senão seria pelo menos G6. O Flu ainda não jogou.
A preocupação e decepção estão por conta de seis times grandes, exatamente a metade do chamado G12: Não se vê muitas esperanças em Corinthians, Grêmio, Internacional, Vasco, São Paulo e Santos, que estão na parte baixa da tabela. Os dois primeiros estão há 11 pontos dos lideres Flamengo e Cruzeiro e apenas 5 pontos do rebaixamento. Situações piores estão com Internacional, 3 acima do Z4, Vasco com 2, São Paulo com 1 ponto acima da linha da queda, enquanto o Santos, que sempre tem visitado o rebaixamento, hoje se salva no número de vitórias.
É assim no momento: Flamengo dominante, ao lado dos surpreendentes Cruzeiro, Bragantino e Bahia. Palmeiras, favorito a vencer seus jogos atrasados, irá à ponta da tabela. Esperando os três outros grandes chegarem e a certeza que outros seis gigantes sofrerão pela permanência na Série A. Temos assim: certezas, surpresas e decepções. Mas ainda faltam 2/3 dos jogos e muita coisa pode acontecer, pra cima ou pra baixo.