Visando ir o mais longe possível na Copa do Brasil, o Cruzeiro fez o necessário para avançar às quartas de final do torneio. Atuando no estádio Rei Pelé, na noite desta quinta-feira (7/8), o time mineiro venceu o CRB por 2 a 0, em jogo marcado por gol de zagueiro e defesa de pênalti no fim.
O primeiro tento celeste foi efetuado por Lucas Villalba, no fim do primeiro tempo, de cabeça; já o segundo saiu dos pés do meia Eduardo, na etapa complementar. Nos minutos finais, antes desse último gol, o goleiro Cássio pegou uma cobrança de penalidade máxima e praticamente garantiu a classificação da Raposa à próxima fase.
Na partida de ida das oitavas de final, no Mineirão, os times haviam empatado por 0 a 0, por isso, um triunfo por placar mínimo já levaria o clube celeste à vaga; em caso de novo empate, a disputa seria nos pênaltis. O adversário nas quartas será definido em sorteio, a ser realizado na próxima terça-feira (12/8).
Na escalação inicial, o treinador do Cruzeiro, Leonardo Jardim, manteve a equipe considerada titular, mesmo necessitando de realizar rotações no plantel devido a desgaste físico. De possível saída, o atacante Lautaro Dìaz ficou fora até do banco de reservas.
A partida começou truncada, mas com o Cruzeiro mantendo mais a posse de bola e buscando o ataque. Apesar de ter dificuldade na criação de jogadas, a equipe mineira abusou das finalizações, enquanto os mandantes esperavam as boas oportunidades.
O gol celeste veio numa mistura de falha do CRB com eficácia do Cruzeiro. Aos 42 minutos do primeiro tempo, Matheus Pereira cobrou escanteio da direita; o goleiro tentou afastar, mas falhou, e Villalba, no segundo poste, encostou de cabeça para o fundo das redes.
No segundo tempo, o jogo se tornou mais ‘aberto’, especialmente porque os mandantes precisaram se arriscar para voltar a deixar tudo igual. Enquanto eles criaram mais oportunidades, os visitantes também se viram com mais espaço para chegar à frente e oferecer perigo – o que aconteceu, com direito a bola na trave.
Aos 37, alegria para o lado colorado e tensão para o lado azul: o árbitro marcou pênalti para o CRB após a bola bater no braço do zagueiro do Cruzeiro Fabrício Bruno. Na cobrança, Gegê bateu forte no canto, mas o goleiro Cássio defendeu.
Quando o placar parecia que não se alteraria mais, o clube estrelado ampliou. Aos 50 minutos, Eduardo, que havia acabado de entrar, aproveitou vacilo do adversário, saiu cara a cara com o goleiro Matheus Albino e bateu no cantinho, no pé da trave, para fazer o segundo do duelo.
Agora, o Cruzeiro volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde briga pela liderança. No próximo domingo (10/8), às 18h30, o time encara o Santos, no Mineirão, pela 19ª rodada.