O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), viajou em missão oficial à China e, com isso, o presidente da Câmara Municipal, Professor Juliano Lopes (Podemos), assume interinamente o comando da prefeitura a partir desta terça-feira (7 de outubro). Lopes permanecerá no cargo por doze dias, até 18 de outubro.
Esta é a terceira vez em 2025 que o chefe do Executivo se afasta para uma viagem internacional, fazendo com que Juliano Lopes o substitua. O objetivo desta nova missão na China, que não terá custos para o município, é atrair investimentos para a capital mineira.
A comitiva que acompanha o prefeito na China é composta pelo chefe de gabinete, Duander Franco, o secretário de Governo, Guilherme Daltro, e o secretário de Relações Institucionais, Qu Cheng.
Durante a ausência de Lopes na Câmara, a vice-presidente Fernanda Pereira Altoé (Novo) atuará como presidente interina.
As viagens internacionais anteriores do prefeito incluíram uma ida ao Peru, em abril, para um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e uma visita a Israel, em junho, que precisou ser abreviada devido a tensões de segurança na região.