Por Oliveira Lima
E chegou o momento decisivo do Cruzeiro no seu sonho de se tornar campeão brasileiro desta temporada. Neste final de semana e no meio da próxima vão definir se o time de Leonardo Jardim seguirá postulante ao caneco do mais difícil certame nacional o mundo. Certo que o Cruzeiro nem de longe era apontado no começo como relacionado na briga pelo título. Certo que mais recentemente, em três jogos, deixou pontos “bobos” para trás: derrotas para o Ceara, Santos e empate com o Sport em pleno Mineirão, ou seja, em nove pontos ganhou só um. Somados aos 52 pontos que tem, chegaria à 60, cinco à frente dos concorrentes Palmeiras e Flamengo, ficaria pau a pau, mesmo com os dois jogos a mais que o time paulista e um a mais do Flamengo.
Mas as contas de hoje são terríveis: três pontos atrás do Palmeiras e Flamengo, com o líder Palmeiras tendo dois jogos a mais pra fazer e o vice líder Flamengo, um a mais. Em tese o Cruzeiro pode ficar há a 9 pontos de um e 6 do outro. Sendo assim, este final de semana e o meio da que vem, Jardim terá que vencer e secar, para encostar. Caso contrário, adeus título brasileiro.
E as contas são simples e resultados difíceis. Antes do clássico da próxima quarta-feira diante do Galo, o cruzeirense terá que torcer para o Palmeiras perder para o Juventude em São Paulo, neste sábado 19 hs, em jogo atrasado, o que seria uma tremenda zebra. Terá, na próxima quarta, continuar contando com a zebra: Palmeiras em casa perder para o Bragantino, jogo da rodada marcado para as 19 horas. Meia hora depois torcer para o Flamengo perder o clássico contra o Botafogo no Engenhão, campo do Fogão. E assim que terminarem os dois jogos, Cruzeiro às 21:30 tem que ganhar o clássico contra o Galo na Arena MRV.
Se tudo isso acontecer, seria o melhor dos cenários, pois ficariam empatados em os três times, com 55 pontos e tudo indefinido em termos de título. Seria a última chance do Cruzeiro. Fora deste quadro hipotético, time mineiro daria adeus ao sonho do caneco brasileiro. Palmeiras ganhando os dois jogos e o Cruzeiro perdendo o clássico mineiro, a diferença iria para 9 pontos, podendo chegar à 12 com o confronto atrasado diante do Santos. Já o Flamengo colocaria 6 à frente, podendo chegar à 9 no seu confronto atrasado diante do Sport.
Desta maneira os próximos cinco dias vão definir a vida cruzeirense no seu sonho de voltar ao topo nacional depois de 12 anos, quando foi bicampeão em 2013 e 2014. O sonho passa por ganhar do Galo, sonhar com duas zebras pra cima do Palmeiras e secar o Flamengo no clássico estadual. Esta é a dura missão do time azul de Minas Gerais.
v