O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira (13 de outubro) a investigação de mais um caso de óbito suspeito por intoxicação por metanol em Minas Gerais, registrado na cidade de Açucena, no Vale do Rio Doce. Além do falecimento, a mesma cidade possui outro caso suspeito com paciente internado após ingestão de bebida alcoólica.
Este é o segundo caso de morte sob investigação no estado. Recentemente, no domingo (12), exames laboratoriais descartaram a suspeita de óbito por metanol de um jovem de 26 anos em Ipatinga, no Vale do Aço. O resultado preliminar dos testes no sangue dessa vítima deram negativo para a substância.
No cenário nacional, já são 32 casos confirmados de intoxicação por metanol (28 em São Paulo, 3 no Paraná e 1 no Rio Grande do Sul). O número de óbitos confirmados é de 5, todos em São Paulo, e nove mortes permanecem em investigação, incluindo este novo caso em Minas Gerais.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orienta a população a procurar atendimento médico imediato diante de sintomas suspeitos e a notificar todos os casos suspeitos ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-Minas).